Política

Base do governo espera presença de 64 senadores em votação da MP antifraudes

O projeto pode ser aprovado por maioria simples. "Esperamos ter Casa cheia nas próximas horas", disse o senador Major Olimpio (PSL-SP)

Base do governo espera presença de 64 senadores em votação da MP antifraudes Base do governo espera presença de 64 senadores em votação da MP antifraudes Base do governo espera presença de 64 senadores em votação da MP antifraudes Base do governo espera presença de 64 senadores em votação da MP antifraudes
Foto: Agência Brasil

A base do governo do presidente Jair Bolsonaro no Senado espera a presença de 64 senadores nesta segunda-feira, 3, na votação da Medida Provisória (MP) 871, contra fraudes no INSS, que vence nesta segunda-feira, dia 3.

Caso não seja votada, o impacto estimado é de cerca de R$ 10 bilhões em custos por ano. Até as 16h20, apenas 25 senadores haviam registrado presença – são necessários pelo menos 41 para iniciar a votação.

A base governista calcula ainda que, dos 64 senadores que avisaram que estariam presentes, 17 votem contra. O projeto pode ser aprovado por maioria simples. “Esperamos ter Casa cheia nas próximas horas”, disse o senador Major Olimpio (PSL-SP).

A capacidade de articular a presença de pelo menos 41 senadores é um teste para o Palácio do Planalto. Por causa da ameaça de perda de validade, a votação foi convocada para um dia atípico, e o Senado terá de analisar a MP de forma expressa.

Olimpio disse que senadores da oposição já haviam se comprometido a não obstruir a votação da MP 870, da reforma administrativa, e que agora também não vão trabalhar dentro da lógica do “quanto pior, melhor”.