Uma luz se acende na Leste Oeste

Nova e apagada

Depois de 10 anos para ser construída, a rodovia Leste Oeste – que liga os municípios de Vila Velha e Cariacica – nem bem foi entregue e já é alvo de críticas. Além das variações de nível da pista, que colocam em risco a segurança – em especial nas curvas – e favorecem a formação de poças d’água, há o problema da falta de iluminação.

Fiat Lux

Em meio às reclamações de motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam pela via, surge uma boa notícia. Nesta semana, a coluna apurou junto à prefeitura de Vila Velha que o trecho que fica sob responsabilidade do município será iluminado. Segundo o secretário de Obras, Luiz Otavio Machado de Carvalho, os trabalhos de medição para o posteamento devem começar nos próximos dias. Com a palavra agora, a prefeitura de Cariacica.

Nota premiada

O deputado estadual Hércules Silveira, o Doutor Hércules (MDB), protocolou nesta semana  Projeto de Indicação ao Governo do Estado sugerindo a criação do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, conhecido popularmente como “nota premiada”. O objetivo é incentivar o consumidor a exigir a nota fiscal, e, consequentemente, contribuir para o aumento na arrecadação de ICMS.

Porto

Na última quinta (23), o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, revelou ao deputado federal Felipe Rigoni (PSB/ES) que o processo de desestatização da Companhia Docas do ES (Codesa) deverá seguir o modelo de concessão similar ao utilizado no Porto de Roterdã, na Holanda.

Híbrido

Trata-se do modelo “landlord port”, pelo qual os ativos do porto permanecem sob gestão do Estado, que repassa à iniciativa privada a operação portuária sob a obrigatoriedade de novos investimentos.

Foto da coluna: Folha Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *