PRB ameaça deixar base de Luciano após exoneração de subsecretário

Já com poucos partidos em sua base, o prefeito Luciano Rezende (PPS) pode perder mais um aliado. Nesta segunda-feira, o subsecretário de Manutenção e Serviços Alcemir Pantaleão Sobrinho (PRB) colocou o cargo à disposição do partido e acabou sendo exonerado pelo secretário Fernando Rocha. A decisão, no entanto, pode abrir uma crise entre o PRB e o prefeito. “Se ele sair, sairemos todos juntos”, diz o presidente da sigla, Devanir Ferreira, que também é vice-líder do Governo na Câmara. Alcemir deixa o cargo alegando que durante sua gestão tem feito apenas figuração, já que sua atuação tem sido limitada na pasta. Devanir reforça a insatisfação. “O Alcemir autorizava e o secretário o desautorizava. Ao invés de ouvi-lo, foi exonerado”. Em nota, Ferreira diz que “Todos na nossa equipe da prefeitura tem total liberdade para trabalhar de forma honesta e transparente”.

Polêmica
A declaração, no entanto, não agradou à cúpula do partido no Estado. Segundo Devanir, ele foi infeliz ao insinuar que Alcemir não seja honesto e competente. O vereador lembra que sempre teve uma parceria de governabilidade com o prefeito na Câmara, faz sua de defesa não só no Legislativo, como também no dia-a-dia, e que a parceria pode estar ameaçada. “Não é esse o caminho que queremos, mas se não tiver jeito…”.

Termômetro
A chapa 4 “Unidos por Jardim Camburi” venceu a eleição para a comandar a Associação de Moradores do bairro mais populoso de Vitória. O grupo é ligado ao PSDB e derrotou o candidato que era apoiado pelo vereador Fabrício Gandini (PPS). A disputa foi apertada com uma diferença de apenas sete votos entre o primeiro e segundo colocado. A eleição na região é considerada um termômetro para o pleito de outubro.

Bolsonaro, não!
Acompanhado do prefeito Luciano Rezende, o senador Cristovam Buarque fez uma visita a Escola da Vida, em São Pedro, durante sua passagem pelo Estado no último final de semana. Cristovam, que é pré-candidato a presidente da República, foi bastante assediado e tirou fotos com moradores que estavam na academia popular para a terceira idade. Na visita, um jovem o parou pra fazer uma selfie e disse: “Nossa! Cristovam é um excelente nome. Muito melhor do que Bolsonaro e Cia”.

Ausência
A cúpula do PPS, inclusive seu presidente nacional, Roberto Freire, participou da Conferência Nacional sobre cidades, que acontecia em Vitória, no fim de semana. Quem estava no local sentiu a ausência do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). Juninho não teria sido convidado, mas o partido diz que houve o convite e que a informação do seminário estava no site há quase um ano.

Por outro lado
Se Juninho não foi, não faltaram tucanos ao lado ao prefeito Luciano Rezende, do senador Cristovam Buarque e do líder do PPS, Roberto Freire. Entre eles, o senador Ricardo Ferraço (PSDB), o que evidencia que a possível aliança especulada no meio político entre o PSDB e PPS na disputa pela prefeitura de Vitória pode mesmo está sendo costurada. Até tucano ligado ao pré-candidato Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) saiu sorrindo das fotos.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *