Mais de 1,5 mil denúncias no TRE contra candidatos no Estado

Na próxima segunda-feira, a campanha eleitoral entra na sua terceira semana e com números que já chamam atenção. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), até a noite de sexta-feira (26) tinham sido registradas 1.352 denúncias contra os candidatos. Ainda segundo os dados, 71% das ocorrências estão relacionadas à propaganda eleitoral irregular; 10% contra uso da máquina pública; 4% compra de votos; 3% crimes eleitorais e 11% outros casos. Embora um tanto alheio ao período eleitoral, de acordo com alguns próprios candidatos, o eleitor está atento e conta com uma ferramenta indispensável para denunciar as irregularidades, que podem ser feitas até pelo celular. Basta baixar o aplicativo Pardal ou fazer registrar a ocorrência no site do TRE-ES.

Líder no ranking
No topo da lista de denúncias está o município da Serra. Segundo os dados do Tribunal, são 173 ocorrências. Vitória vem em segundo lugar com 128 e Vila Velha em terceiro com 89 registros.

Sem dinheiro
Com o caixa vazio, às vésperas da eleição os eleitores quase não têm visto santinhos de candidatos nas ruas. Parece que o assédio tem sido feito mais pelas redes sociais. Pelo menos a cidade fica mais limpa e o meio ambiente agradece.

2016-08-26-PHOTO-00000003Improviso
Os candidatos estão tendo mesmo que se virar nos 30 para convencer o eleitor. Em Cariacica, o deputado Marcelo Santos (PMDB), que disputa a prefeitura local, improvisou e fez seu discurso em cima de algumas cadeiras. Foi amparado pelo presidente do PRP, Marcus Alves.

Investigação
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do DPVAT, presidida pelo deputado federal Marcus Vicente (PP), vai ouvir na próxima segunda-feira o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi; e o coordenador-geral de Planejamento Operacional do órgão, Carlos Magno de Oliveira. A comissão investiga supostas irregularidades na concessão do seguro que é pago para vítimas de acidente.

Sem ônibus
O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, será ouvido pela Comissão de Infraestrutura, nesta segunda-feira (29). O colegiado debaterá a suspensão da linha do Transcol, que atualmente fazia o trajeto do Terminal de Itaparica até o Trevo de Setiba.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *