Tentativa de mudança no Regimento Interno fecha o tempo na Ales

O tempo fechou na sessão dessa segunda-feira (19), da Assembleia Legislativa (Ales). Por 18 votos contra quatro os deputados estaduais arquivaram o projeto acabaria com as três ausências justificadas às sessões ordinárias por mês a que têm direito os deputados estaduais capixabas.

Mandato controlado?
Se a matéria fosse aprovada, os parlamentares poderiam se ausentar somente para desempenhar missões autorizadas; tratamento de saúde; e para investidura em cargo público. Deputados contrários à proposta disseram que o mandato do parlamentar não se restringe às sessões plenárias. Luzia Toledo (PMDB) chegou a dizer que a intenção da matéria era controlar os pares.

Nunes, campeão de emendas à LDO
A Comissão de Finanças da Ales aprovou, nessa segunda (19), a matéria que trata das Leis das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. Das 100 emendas sugeridas pelos parlamentares, o relator do texto, deputado Dary Pagung (PRP) acatou 54 integralmente, entre elas estão 25 do campeão das emendas este ano, deputado Nunes (PT).

Sem LDO, sem recesso
Pelo Regimento Interno da Casa, o próximo passo é a análise da matéria em plenário, por todos os 30 deputados, o que deve acontecer até o dia 17 de julho. Em caso de prorrogação, o recesso parlamentar fica adiado até a finalização do processo. Mas a expectativa é que o projeto da LDO seja votado ainda nesta semana pelo Plenário.

O rudimentar sistema rotativo de Cariacica
Vergonhosa a forma como a prefeitura de Cariacica resolveu cobrar pelo estacionamento rotativo no Bairro Campo Grande! Ainda não há parquímetros. O serviço é tão rudimentar que nos últimos dias os funcionários do sistema estavam com um bloco de papel anotando as placas dos carros e registrando a cobrança. O valor da cobrança varia de R$ 1,00 a R$ 20,00. Foi justamente para falar sobre isso, que a CPI da Máfia dos Guinchos da Ales recebeu nessa segunda (19), o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), Albuíno Cunha de Azeredo Júnior.

Assunto vencido?
Albuíno Cunha de Azeredo Júnior foi à CPI na condição de convocado, mas, foi tratado como ilustre convidado. Azeredo não foi pressionado pelo colegiado sobre a cobrança indevida e os abusos cometidos pelas empresas que administram o sistema, denunciadas massivamente pela população. Também não ficou claro quanto do valor arrecadado é repassado ao município, e quando, afinal, os parquímetros entrarão em funcionamento, para garantir uma cobrança justa pelo estacionamento. E então, a pergunta aos membros da CPI da Máfia dos Guinchos é: O assunto “Sistema Rotativo de Cariacica” está vencido?

Prefeito afastado
O prefeito afastado de Jaguaré, Rogério Feitani (PMN) vai continuar longe da prefeitura. Isso porque o Ministério Público Estadual (MPES) pediu a prorrogação do afastamento dele. Feitani é acusado de praticar fraudes a licitações e corrupção ativa e passiva, segundo o MPES. O prefeito está afastado desde abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *