Rose de Freitas reúne prefeitos da GV e diretoria da CEF

Os prefeitos Geraldo Luzia Júnior, o Juninho (PPS), de Cariacica; Max Filho (PSDB), de Vila Velha; Audifax Barcelos (Rede), da Serra; Luciano Rezende (PPS), de Vitória; e Gilson Daniel (Podemos), de Viana, se reuniram nessa terça-feira (25) com a diretoria da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo. No encontro intermediado pela senadora Rose de Freitas (PMDB), cada vez mais solícita, os prefeitos encaminharam obras importantes dentro de programas de financiamento do Governo Federal, principalmente o “Avançar Cidades”, que terá inscrição aberta no próximo mês.

Hartung tem almoço com DEM e PMDB
Depois de confirmar que recebeu convite de Rodrigo Maia para migrar para o Democratas (DEM), o governador Paulo Hartung (PMDB) almoçou, nessa quarta-feira (26), com o presidente da República, Michel Temer, do mesmo partido, e Maia. Hartung vem puxando a orelha de Temer sem dó, nem piedade e não esconde o desejo de partir para uma casa menos visada no âmbito da Lava Jato. Hartung analisa ainda, convites do PSD e, mesmo que remotamente, do PSDB.

Sem foro
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) continua aguardando, ansioso, decisão da Procuradoria Geral da República (PGR), que analisa pedido de renúncia do foro privilegiado sobre o inquérito da Lava Jato contra ele. Ferraço quer que o processo seja remetido para a primeira instância da Justiça aqui no estado. Ele acredita que o inquérito vai andar mais rápido se o foro for extinto. Ricardo ferraço citou o artigo 5º da Constituição, que prevê que todos são iguais perante a lei e pediu que outro relator seja sorteado para o lugar do ministro Edson Fachin, relator da Operação no Supremo. Até o momento a PGR não respondeu ao pedido do senador tucano, mas uma solicitação idêntica de um deputado do DEM-RS foi negada pela Procuradoria, sob a justificativa de que o foro é irrenunciável.

Candidatos no point
Tadeu Marino (PSB) e Luciano Merlo (SDD), 2º e 3º candidatos mais votados no pleito municipal em Colatina estão sendo vistos com frequência em um bar considerado point da cidade, e que reúne uma diversidade de eleitores. Há quem diga que já estão em campanha para deputado estadual, tendo Marino, inclusive, o aval de Renato Casagrande. O point também é frequentado por vereadores, empresários, universitários e comerciários.

60 dias para Edson
As contas de 2011 da Prefeitura de Guarapari, sob o comando de Edson Magalhães, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES). Por isso, Magalhães entrou com recurso contra o parecer da rejeição das contas. Nessa quarta (26), o TCES decidiu dar ao prefeito, que ocupa o cargo novamente, 60 dias de prazo para dar explicações sobre os números de 2011. Segundo o Tribunal, o prefeito deixou de aplicar o mínimo de 25% em desenvolvimento e manutenção do ensino. A Câmara Municipal foi orientada a rejeitar as contas de Edson Magalhães.

Expectativa na tela
A Câmara de Vereadores de Vitória (CMV) aprovou, por unanimidade, nessa quarta-feira (26), o Projeto do vereador Leonil (PPS) que obriga aos Prontos Atendimentos (PAs) e Centros de Especialidades de Saúde do Município de Vitória a divulgar o nome dos médicos que estão atendendo e suas respectivas especialidades, em em tela eletrônica nas recepções.  O Projeto de Lei agora segue para sanção do prefeito Luciano Rezende. Sancionada, a Lei deve ser regulamentada no prazo máximo de 60 dias pelo Poder Executivo. Em outros municípios capixabas, textos similares foram vetados pelos prefeitos. Estamos na expectativa.

Desabafo do leitor
Leitora assídua da Coluna denuncia que a situação da BR-259 de João Neiva até a entrada de Colatina está tão feia e perigosa que considera “necessária a participação ativa dos vereadores para fazer uma pressão! E super necessário!”. Segundo a colatinense, há vários trechos altamente desnivelados, sem retorno  e acesso na estrada de Colatina, e ainda, o trecho do quilômetro 18 que só tem um lado da pista e está funcionando no Pare e Siga há mais de cinco meses. E fica logo após uma curva, super perigoso. “O descaso está gigantesco por aqui”, desabafou a leitora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *