Marina Silva vem ao ES nesta sexta-feira

A ex-ministra do Meio Ambiente e porta-voz nacional da REDE Sustentabilidade, Marina Silva, chega ao Espírito Santo nesta sexta-feira (15). Ela vai passar por duas cidades, onde participa de vasta agenda. O primeiro compromisso de Marina será com a imprensa, no município da Serra, acompanhada do prefeito Audifax Barcelos, com quem segue para uma reunião de trabalho como secretariado municipal. O prefeito Audifax destacou a importância da visita de Marina. “Marina é uma amiga, uma pessoa querida, tem acompanhado a gestão de Serra e o Espírito Santo. Sua visita demonstra preocupação e zelo para com nosso estado e é importante para a sociedade civil, para as gestões públicas, para todos atentos às suas reflexões em defesa da sustentabilidade e da vida, o que é de muita importância nesse momento de crise política e econômica”, disse.

ANTT e bancada federal em reunião
A visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, ao Espírito Santo, na próxima segunda-feira (18), foi desmarcada.  O motivo, segundo a assessoria da Agência é que foi marcada uma reunião, em Brasília, na terça-feira (19), com a Comissão Externa de Fiscalização da Concessionária Eco 101. O colegiado é formado por deputados federais capixabas e coordenada por Marcus Vicente (PP).

Vai ter festa
Vai ter festa em São Mateus. A Justiça negou o pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPES), que pretendia barrar a festa de 473 anos de emancipação do município do norte capixaba, marcada para os dias 21 a 24. O MPES alegava que o dinheiro reservado para custear o evento, da ordem de mais de R$ 3,3 milhões deveria ser destinado às áreas da saúde e educação, por exemplo. O juiz substituto Lucas Modenesi Vicente considerou que não cabe a ele determinar como a prefeitura deve aplicar os recursos.

Diploma segue cassado
Os eleitores de Irupi, na região do Caparaó podem ser convocados para nova eleição municipal. É que a Justiça Eleitoral manteve a cassação dos diplomas do prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB) e do vice, Leandro Purcino de Almeida (PRP). Eles são acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de barganhar cargos na prefeitura em troca de apoio político na disputa eleitoral. Mesmo assim, Storck permanece no cargo enquanto aguarda julgamento de recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Espalhados, sim. Sozinhos, não.
A sessão exclusiva do filme que conta os bastidores da Operação Lava Jato, promovida pela ONG Transparência Capixaba e pelo Sindicato dos Policiais Federais reuniu quase 300 pessoas de várias áreas da sociedade, envolvidas no combate à corrupção. Na abertura da sessão, o secretário-geral da ONG, Edmar Camata lembrou que, “apesar de se sentirem sozinhos e por vezes acuados, os cidadão honestos são maioria, e estão apenas espalhados, não sozinhos”. Camata ainda destacou que eventos como esse são valiosos para que as pessoas comecem a se unir e se mobilizarem por mudanças reais na política.

Direito do consumidor
A deputada estadual Raquel Lessa (SD) quer que seja cumprido o direito de o cliente definir data para pagar conta. Já há Lei Federal garantindo esse direito ao consumidor, mas, a parlamentar quer reforçar, estabelecendo também, a responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa do consumidor em garantirem fiscalização e aplicação da regra. “O que temos visto em nosso Estado é o estabelecimento de datas de vencimentos de débitos aos consumidores e usuários, diretamente pelas empresas, atendendo as suas necessidades e organização, sem dar ao consumidor a opção de escolha, conforme estabelece a lei federal”, argumenta a deputada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *