Políticos capixabas disparam contra a Eco 101 após nova tragédia

Chuva de críticas
A chuva de críticas por parte das lideranças políticas capixabas, direcionadas à concessionária Eco 101 marcou a segunda-feira (11). Deputados federais e estaduais, senadores e até vereadores decidiram se manifestar – alguns até de forma mais enérgica. Resta saber se tantas manifestações vão render ações realmente práticas, após o segundo grave acidente em pouco mais de dois meses, na BR 101, no Espírito Santo.

Reação
O senador Magno Malta (PR) disse que é preciso reagir. “Todos nós precisamos reagir, pois temos sido espoliados, roubados, indignados com a falta de responsabilidade e compromisso da Concessionária Eco 101”, lamentou Malta.

Devolução com multa
“Tem que ter punição dura para todos os envolvidos nesse esquema que envolve a concessão da BR 101. Governo, agencia e empresa. O ES precisa ser agressivo na cobrança. Chega de abaixar a cabeça para Brasília. Historicamente, mandam migalhas para cá. Se for devolver, junto devolvam nosso dinheiro, multa milionária e responsabilização pelos prejuízos causados. Improbidade administrativa para todos os agentes públicos envolvidos”, assim se manifestou o deputado federal Evair de Melo.

Basta
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) emitiu uma nota de repúdio. “A situação da BR 101 no ES é insustentável. Já passou da hora da ECO 101 ser AFASTADA. Ela já teve todas as oportunidades para duplicar a BR e não o fez. O próprio governo, por meio da ANTT, também não exerceu sua função de fiscalizar o cumprimento desse contrato. Ou seja: é um jogo de empurra empurra e interesses que está custando vidas. Não dá mais. Chega! Basta! Não é possível continuar vendo vidas inocentes sendo ceifadas por incompetência e falta de compromisso com os capixabas”. Contamos com os senhores lá em Brasília.

Quebra de contrato?
O vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida (PSC) foi além das palavras e protocolou um projeto de decreto legislativo que cria a Frente Parlamentar em proteção à vida na BR 101-ES. “Precisamos debater a urgência de se tomar medidas para que aja o cumprimento do contrato com a empresa concessionária Eco 101, para que seja debatido e rediscutido o contrato de concessão da BR 101 no Espírito Santo, tendo em vista o seu total descumprimento, principalmente de seu cronograma de obras e possíveis quebras de contrato.

Esclarecimentos 
A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) se reuniu na manhã desta segunda (11) e decidiu chamar um representante da concessionária Eco 101 para prestar esclarecimentos sobre o cumprimento do contrato de concessão da BR 101. O presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (PMDB) disse que a comissão quer saber os motivos que estão levando à não conclusão do contrato. A reunião será realizada no dia 25 de setembro. Resta saber se a empresa vai mandar alguém. Isso não costuma acontecer.

Ministro da Justiça vem ao ES
O ministro da Justiça, Torquato Jardim desembarca no Espírito Santo nesta terça-feira (12). Torquato vai se reunir às 10 horas com o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, na sede da Secretaria (Sesp). Segundo a assessoria da Sesp, Torquato Jardim vai atender a um convite do secretário. Logo depois o ministro segue para o Palácio Anchieta, onde tem um encontro com o governador Paulo Hartung (PMDB).

Plano de Mobilidade e Acessibilidade
Na próxima terça-feira (12), vai acontecer apresentação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade (PlanMobVV), em Vila Velha. Segundo o prefeito Max Filho (PSDB), o Plano servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade por dez anos, a partir de 2018. “O Plano visa desenvolver propostas para o sistema viário e os sistemas de transportes para que os deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorram de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental”, declarou Max.

Deputado fit
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) está disposto a entrar no verão 2018 em nova forma. Afinal, não é só uma questão de saúde. Vem aí a corrida eleitoral. Bruno está investindo em pratos coloridos com muita salada e aderiu à prática esportiva. Mas, o mais surpreendente é que ele mesmo está plantando as hortaliças para o preparo da dieta.

Pelo sul marcando território
O secretário estadual Neucimar Fraga, da Executiva Estadual do PSD, está circulando pelo Espírito Santo. O ex-prefeito de Vila Velha marca território para o ano que vem. Nesse fim de semana ele visitou amigos, vereadores, prefeitos e lideranças locais das cidades de Mimoso, Muqui e Atílio Vivacqua. Neucimar aproveitou para curtir a 24ª Expoagro de Jerônimo Monteiro. Unindo o útil ao agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *