Recebimento de royalties cai 33% em maio

Em março, o Estado recebeu 57,8 milhões de royalties do petróleo. Em abril o valor caiu para 49,6 milhões. Já neste mês recebe 33 milhões. Em 30 dias, o valor recebido – considerando apenas os royalties – despencou 33%. Mas, neste mês, o Espírito Santo ainda recebe 250 milhões de Participação Especial referente ao 1º trimestre deste ano. Com isso, o valor total (royalties + PE) supera 280 milhões.

Dever de casa

A prefeitura de Linhares vai reduzir o repasse para a Câmara Municipal de Linhares em até 20%, entre junho e novembro deste ano. A medida tem o objetivo de promover a redução dos custos da máquina pública durante a pandemia. Segundo o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Margoto Marianeli, a iniciativa poderá representar uma economia de mais de R$ 2,6 milhões caso seja feita a redução no seu limite máximo.

Dever de casa II

A redução do repasse dos duodécimos será efetivada na mesma proporção da variação real negativa entre os valores arrecadados de ISS, ICMS, IPVA, FPM, royalties e participações especiais de petróleo, em relação ao mesmo período de 2019. “Aliada a isso, com o corte de diárias, horas extras e viagens, houve uma redução no custeio que nos permite manter o pagamento do funcionalismo público e os fornecedores em dia”, afirmou o prefeito da cidade Guerino Zanon (PMDB).

“Tá osso”

A nível estadual, depois do acordo bem-sucedido com o Tribunal de Contas, vieram alguns “desacordos” com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. E assim ficou!

Férias-prêmio

São 3 meses de afastamento, com remuneração, concedido ao servidor público efetivo após cada 10 anos ininterruptos de exercício prestado à administração direta, autarquias e fundações do Espírito Santo. Ou seja, o exímio servidor que somar 40 anos de dedicação tem direito a um ano de férias. No Diário Oficial de ontem foram 9 contemplados.

Setor cultural

Senadores capixabas são favoráveis a ajuda emergencial ao setor cultural do País. O projeto que prevê o repasse de R$ 3 bilhões a estados e municípios já foi aprovado na Câmara e será votado no Senado Federal. “Estou trabalhando junto ao presidente para que a votação aconteça com urgência, pois os trabalhadores do setor estão passando pelas maiores dificuldades”, adiantou Rose de Freitas (Podemos).

Sem surpresas

O secretário do Governo Tyago Hoffmann divulgou um vídeo, nessa quinta-feira, em que diz que o Estado não vai surpreender a sociedade com o lockdown. “Pra semana que vem já temos bastante subsídio pra dizer que dificilmente teremos medidas mais restritivas”.

Coincidência..?

Sepulcri, que atua no ramo de automóveis, mantém inegável influência no mercado. Afinal, são quase quatro mandatos! E não seria diferente em um dos momentos econômicos mais difíceis para o empresariado. Curiosa constatação: a categoria de veículos automotores (lojas de veículos, borracharias e oficinas de reparação de veículos) foi uma das poucas autorizadas a voltar a funcionar apenas 10 dias depois de o governo estadual proibir o funcionamento do comércio geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *