BB E O MERCADO

O(a) futuro(a) presidente do Banco do Brasil terá muita resistência interna caso seja de fora dos quadros da instituição, garantem fontes ligadas ao banco. A praxe é que o controle seja de quem conhece a cultura do banco, seus meandros institucionais com braços no mercado e no Governo – em razão de ser uma corporação de capital misto. É o que ocorreu nos últimos anos com o Bradesco e Itaú, os dois maiores bancos privados brasileiros, que tradicionalmente alçam à principal cadeira dos conselhos um executivo que fez carreira na empresa. Na última segunda-feira, a Coluna a antecipou que o presidente Jair Bolsonaro buscava no mercado privado um nome para o BB. Ganhou força nos últimos dias o executivo André Brandão, do HSBC.

Deixa comigo
É o ministro Paulo Guedes quem garimpa nomes desde a saída de Rubem Novaes. A ideia é nomear alguém sem amarras ou compromissos internos – seja com os acionistas ou empregados – para tocar a privatização. O sonho de Guedes é privatizar o BB.

Pacotão
Como citamos, o BB é caixa pequeno na oferta. Os bancões e fundos internacionais estão de olho na quase trilhionária carteira de investimentos da BB DTVM e da Previ.

Ringue
Amostra do ambiente político da PGR na polêmica videoconferência: ao citar que não aceita “ato político” e “aparelhamento”, Augusto Aras insinuou que o subprocurador Nicolau Dino, que capitaneou grupo de colegas para cobrar sobre a Lava Jato, é ligado à esquerda. Nicolau é irmão do governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

Ao passo que..
.. os subprocuradores do manifesto indicam entre portas que o PGR Aras virou de fato um Bolsonarista.

Do barril
Em carta enviada na sexta-feira aos colaboradores da petroleira, à qual tivemos acesso, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, fez um balanço das ações pós-Covid. Lembrou que o caixa apertou com a queda do preço do barril de US$ 65 para US$ 19, em abril, mas que ações de contenção e corte de custos seguraram a dívida.

Não é bem assim
Mas entre portas, o sexto parágrafo foi visto por veteranos funcionários como uma provocação desnecessária em tom político, como se a empresa (que foi assaltada, sim, na gestão do PT) fosse um antro de corrupção desde sua fundação.

Peso da caneta
Castello Branco escreveu: “Vemos a crise como um ponto de inflexão, a partir do qual devemos acelerar a execução da nossa agenda transformacional – incluindo a transformação digital – para permitir que a Petrobras promova uma guinada em sua longa história de destruição de valor, tornando-se uma efetiva criadora de valor para você e para a economia brasileira”.

Batina x Covid
Documento exclusivo da Igreja Católica que chegou à reportagem faz um balanço, até a última sexta-feira, dos infectados pelo Covid-19 nas paróquias Brasil adentro. Em 278 Dioceses e Arquidioceses, foram registrados 368 padres com Covid, e 21 morreram.

Memorial
Entre os bispos, 11 foram infectados e 2 morreram. No grupo dos padres, foram 7 mortes na região Norte; 9 no Nordeste; 4 no Sudeste (sendo 3 no Rio de Janeiro e 1 em São Paulo); e 1 no Rio Grande do Sul. Os religiosos não fugiram à missão do auxílio em ações sociais, na pandemia, e assim muitos se tornaram vítimas.

Prefeita afastada
O vereador Salvador de Paula é o prefeito interino de Planaltina de Goiás, no entorno do DF. A prefeita Pastora Cida está se tratando contra o Covid-19. Ela é mãe do presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior.

Olho na balança
A pandemia causou um efeito paralelo em casa e nas gôndolas virtuais da OLX. Cresceu no site a demanda por chocolate. Em junho, o número de buscas com a palavra aumentou 61% comparado ao mesmo período de 2019. Em relação às ofertas, o crescimento foi de 28%, na mesma comparação. E a Páscoa ficou lá atrás, em abril…

ESPLANADEIRA
# FenaSaúde realiza dia 6, às 17h, 2º webinar para discutir o impacto da pandemia na vida dos brasileiros, “Judicialização no Novo Normal”. # InternetLab lança estudo sobre a rastreabilidade de mensagens e sua relação com o Projeto de Lei das Fake News. # Horus Telecom registra crescimento de 35% no primeiro semestre de 2020. # Levantamento da SKR Arquitetura Viva revela balanço positivo do setor imobiliário, no primeiro semestre de 2020. # O presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Caio Silva de Sousa, recebe a Medalha de Mérito Pedro Ernesto por iniciativa da vereadora Luciana Novaes. # Pesquisa da TIM mostra que 98% dos clientes com mais de 60 anos usam a internet para entrar no Facebook, Whatsapp, YouTube ou Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *