O de sempre

O velho e experiente MDB vai dando as caras para não ser um coadjuvante abandonado no cenário eleitoral de 2022. A postura do ex-presidente Michel Temer em abrandar o discurso crítico sobre a ex-presidente Dilma Rousseff e a articulação em andamento para se lançar ao Planalto – conforme a Coluna antecipou ontem – indicam que o PT, PSDB e até o presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido) serão obrigados a sentar à mesa para conversar com o cacique. MDB ainda tem grande bancada no Congresso Nacional, e é o maior partido municipalista do País. Os prefeitos e vereadores são os melhores cabos eleitorais para uma campanha nacional.

Ministérios, sempre

Há quem veja a decisão de Temer como grande jogada para ganhar o que realmente interessa ao MDB num eventual futuro Governo de Lula, de Jair ou de outro nome.

Lulista

Sem perder tempo, também, tido como um ‘independente’ dentro do partido, o senador Renan Calheiros vai dando mostras de fidelidade a Lula da Silva desde 2019.

Chanceler?

Uma frente suprapartidária de aliados comenta que Michel Temer pode ser chanceler do Itamaraty, de qualquer Governo com o qual o MDB fechar. E é sonho dele.

Cadê o nióbio?

Um mistério continua nas gavetas da Polícia Civil de Minas Gerais há quase seis anos. Onde foi parar a carga das 10 carretas encontradas estacionadas numa estrada de terra, e vazias, após saírem em comboio das minas de Araxá? O nióbio, a preciosa carga que foi levada pelos bandidos profissionais, valia quase R$ 1 bilhão. 

Minério tech

Segundo a fonte da Coluna, a carga (de minas exploradas pelo Governo do Estado e setor privado) ia para a China, pelo porto de Vitória (ES). O nióbio é o mais caro minério do mercado, usado na indústria bélica, aeronáutica e de eletroeletrônicos. 

Grita textual

O PT estava desesperado com o julgamento do pedido de impugnação da decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenaçãos do ex-presidente Lula. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e os ex-presidentes Lula e Dilma soltaram seguidas notas com tons críticos e até intimidadores sobre “não mexer nos direitos de Lula”.

Dois pesos

Para críticos do partido, no Congresso, o tom petista é o conhecido de sua cúpula. Um cacique soltou: Absolver Lula numa canetada só, dentro de um plenário de 11 ministros, é democracia. Mas a Corte seguir o amplo direito processual de contestação de uma sentença… é golpe. Referindo-se ao pedido de impugnação feito pela PGR.

Sarah sem UTIs

Alvo de críticas na praça por não ceder espaço de suas amplas instalações para receber leitos de UTI e pacientes com Covid-19, a Rede Sarah de hospitais entrou na mira da Procuradoria da República no DF, que requereu informações sobre a situação. A Sarah trata pacientes com trauma, sua especialidade, e recebe milhões de reais por ano em verbas federais via emendas parlamentares.

Os pacientes

Em ofício ao MPDFT e MPF, para justificar por que não recebe pacientes da rede pública de saúde de Brasília, a Rede Sarah destacou que , em suas nove unidades no País – inclusive na capital federal – trata cerca de 1,5 milhão de pacientes por ano, a maioria deles de idade avançada e de grupo de risco para o Covid-19, em leitos especificamente para os internados, sem poder paralisar estes tratamentos. 

Cirurgias 

Em resposta à reportagem, a Rede Sarah informou que, em Brasília, a unidade está recebendo “vários casos graves de pacientes para cirurgia de tumores cerebrais do Hospital de Base”, e que por isso suas UTIs estão lotadas. 

ANTT Saúde

Em nota à Coluna, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que “a gerência de Fiscalização já vinha trabalhando junto à gerência de pessoal da ANTT e junto à diretoria da Agência para encaminhamento de Ofício ao senhor Ministro de Estado da Saúde a fim de verificar a possibilidade de inclusão dos fiscais de transportes terrestres no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) contra a Covid-19”

ESPLANADEIRA

# InternetLab, Intervozes, Nurep e o Instituto Brasileiro de Direitos Autorais lançam hoje campanha digital “Remix – Direito Autoral para Geral”.# Divino Fogão cresce 492% no faturamento do delivery no 1º trimestre de 2021. # Enel Distribuição São Paulo e PicPay firmam parceria para facilitar pagamento da conta de luz com cashback. # Inscrições para qualificação de trabalhos para Prêmio SENAM 2021 têm data prorrogada até dia 19. # NürnbergMesse Brasil lança projeto Reload e cria encontros digitais como uma das novas frentes de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *