Justiça nega registro de dois candidatos à prefeitura de Conceição da Barra

A Justiça negou o registro de dois candidatos ao pleito municipal em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo. A decisão é do juiz eleitoral do município, Diego Franco de Santana, publicada na última quinta-feira (15).

O atual prefeito que tenta reeleição, Francisco Vervloet, conhecido como Chicão (PSB), e Manoel Pereira da Fonseca, conhecido como “Pé de Boi” (Cidadania), tiveram os registros negados.

De acordo a decisão, Chicão foi condenado por abuso de poder econômico, em março deste ano, quando foi afastado da prefeitura. A defesa recorreu da decisão e a Justiça o reconduziu ao cargo. Veja a decisão.

Já no caso do candidato “Pé de Boi”, a impugnação da candidatura se deve por falta de quitação eleitoral, por não ter prestado contas nas eleições de 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual. “Pé de Boi” não se elegeu. Veja a decisão.

Confira a lista dos candidatos em Conceição da Barra.

A assessoria de campanha do prefeito Francisco Vervloet informou para que respeita a decisão judicial mas que recorrerá a instâncias superiores.

O jornal online Folha Vitória tenta contato com o candidato Manoel Pereira da Fonseca mas até a publicação desta reportagem não fomos atendidos.

E agora?

TRE-ES tem mais de 8 mil candidaturas para prefeito e vereador para analisar Foto: Arquivo/TRE-ES

Ambos os candidatos entraram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e ainda aguardam análise.

Na prática, enquanto recorrem da decisão, os candidatos podem seguir com a campanha eleitoral e podem ser votados.

TRE-ES e MPES: evento sobre regras da propaganda eleitoral

Até a tarde desta sexta-feira (16), dos 12,5 mil pedidos de registro de candidaturas para vereador e prefeito feitos no Espírito Santo, 3.965 estão aptos a concorrer e 193 tiveram a candidatura negada. Ainda restam para análise 8.535 candidaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *