Dr. Coutinho mantém frente na corrida eleitoral de Aracruz

Um candidato bem à frente dos concorrentes, mas com pelo menos um rival que ainda mostra fôlego. Assim os números da pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção de voto mostram a disputa eleitoral em Aracruz, no Norte do Estado. No levantamento estimulado de votos, Dr. Coutinho, do Cidadania, aparece em primeiro com 32,3%. Logo depois vem Alcântaro (PSD) com 21,5%. Em terceiro vem o atual prefeito Jones, do Solidariedade, que tem 12,3%.

Na sequência aparecem Major Wallace Vieira (PRTB) com 10,8%; Evilásio Costa (PDT) com 4,8%; Paulo Neres (PSC) com 1,5%; e Adilson Simão (PT) com 0,5%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 11%. Ninguém, branco e nulo tem 5,5%.

No levantamento espontâneo, em que os eleitores respondem à pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Aracruz?”, quem aparece em primeiro também é Dr. Coutinho. Ele tem 26% das intenções de voto. Alcântaro aparece com 18% e logo em seguida vem o prefeito Jones, com 10%.

Major Wallace Vieira é apontado pela pesquisa com 8% das intenções de voto. Evilásio Costa tem 3%; Paulo Neres ficou com 1%; e Adilson Simão tem 0,3%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 20,3%. Ninguém, branco e nulo aparece com 13,3%. Outro, tem 0,3%.

Quando os entrevistados são questionados em quem não votariam em nenhuma hipótese, quem aparece na frente é o atual prefeito, Jones. Nada menos do que 44,3% dos eleitores de Aracruz rejeitam o nome dele. Alcântaro vem em seguida com 18,8% e logo depois está o Dr. Coutinho, com 10,3%.

Paulo Neres tem 7,8%; Adilson Simão tem 6,8%; Major Wallace Vieira tem 5,3%;e Evilásio Costa aparece com 4,5%. Rejeita todos tem 2,8%. Não rejeita nenhum tem 13,3%. Não sabe, não respondeu fica com 9,3%.

Na comparação da pesquisa atual, divulgada nesta quinta (5), com o levantamento publicado no dia 19 de outubro, o candidato que mais ganhou pontos foi o Dr. Coutinho. Na estimulada, ele foi de 27,3% para 32,3%. Já Alcântaro teve uma queda, mas dentro da margem de erro da pesquisa (4,9 pontos percentuais para mais ou para menos) e passou de 23% para 21,5%.

No levantamento espontâneo, o candidato do Cidadania cresceu um pouco mais e passou de 17,5% para 26%. O adversário do PSD foi de 13,8% para 18%. E na comparação da rejeição entre a primeira pesquisa e a atual, o prefeito Jones manteve o alto índice: em 19 de outubro era 43% e agora é 44,3%.

Quando perguntado sobre quem vai ganhar a eleição, a percepção do eleitor de Aracruz aponta para o Dr. Coutinho, já que 36,5% dos entrevistados disseram que ele deve sair vitorioso das urnas. Alcântaro aparece em seguida com 26,3% e o prefeito Jones tem 10%. Major Wallace Vieira aparece com 5,5%; Evilásio Costa tem 1,8%; Paulo Neres tem 1,3%; e Adilson Simão fica com 0,3%. Não sabe, não respondeu tem 18,5%.

A pesquisa também questiona o eleitor sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal, além do desempenho do prefeito, do governador do Estado e do Presidente da República. Veja:

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 3 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as recomendações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no TRE sob o número ES-01504/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *