Eleitores das classes D e E estão com o líder da pesquisa em Aracruz

Entre os eleitores que declararam voto no primeiro colocado na pesquisa estimulada Rede Vitória/ Futura em Aracruz, Dr. Coutinho (Cidadania), 37,7% estão nas classes D e E. É o que apontam os cruzamentos de dados do levantamento realizado no município do Norte do Estado. No recorte de classe social, o primeiro colocado tem exatamente o mesmo percentual de intenção de voto que o segundo, Alcântaro (PSD), nas classes A e B: 21,2%.

Na análise dos eleitores de acordo com a faixa etária, o candidato do Cidadania tem percentuais de 30% ou mais em todos os segmentos. Além disso, os números são todos superiores aos do candidato do PSD, que vem logo atrás na disputa.

No levantamento de intenção espontânea de voto, Dr. Coutinho aparece com maior percentual entre os eleitores de 45 a 59 anos: 30,5%. No segmento faixa etária, é o maior patamar e ao mesmo tempo é a maior distância entre seus rivais mais próximos, Alcântaro, Jones (Solidariedade) e Major Wallace Vieira (PRTB), que acumulam o mesmo percentual: 12,6%.

Ainda na pesquisa espontânea, Dr. Coutinho aparece com mais eleitores de Ensino Fundamental. Nada menos do que 28% dos entrevistados nesse recorte disseram que vão votar no candidato. E mais uma vez o primeiro colocado tem a preferência dos eleitores das classes D e E, já que 30,2% declararam referência por ele.

E o atual prefeito e candidato à reeleição, Jones (Solidariedade), com maior índice de rejeição, tem percentuais ainda mais expressivos entre os eleitores mais jovens. Afinal, 58,5% dos entrevistados de 16 a 24 anos disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Os percentuais são altos também nas faixas entre 25 e 34 anos (51,1%) e 35 a 44 anos (50%).

Jones também tem a rejeição elevada entre os eleitores com Ensino Médio, segmento em que 51,7% dos entrevistados disseram que não votariam no prefeito em nenhuma hipótese. Em todos os recortes da pesquisa ele tem rejeição acima dos adversários e apenas no comparativo de classe social, nas classes A e B, ele tem o mesmo número que Alcântaro (33,3%). Lembrando que a margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre a expectativa de vitória nas eleições, o eleitor entre 25 e 34 anos é o que mais acredita em uma vitória do Dr. Coutinho. Nada menos do que 40,2% dos entrevistados nesse recorte disseram que o candidato vai ser o novo prefeito de Aracruz. O percentual é parecido com os 39,9% dos católicos que cravam uma vitória do nome do Cidadania.

((((((((((((((((((QUEM VAI GANHAR faixa etária e religião))))))))))))

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 3 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as recomendações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no TRE sob o número ES-01504/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *