Guerino Zanon consolida frente confortável em Linhares

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), construiu uma distância confortável na disputa eleitoral deste ano. É o que mostra a terceira e última pesquisa Rede Vitória/Futura no município. No levantamento que aponta os votos válidos, quando são descontados não sabe, não respondeu, indecisos, brancos e nulos, o prefeito tem 60% das intenções de voto. O adversário mais próximo é Lucas Scaramussa (DC) que aparece com 15%.

Ainda no levantamento que apresenta votos válidos, Eliana Dadalto (Podemos) aparece com 12,1%. Marcos Garcia (PV) tem 9,4%; Professor Igor Bellucio (Psol) tem 2,4%; e Professor Antonio de Freitas (PT) tem 1,2%.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, o linharense também dá ampla vantagem para o atual prefeito. Guerino tem 51% das intenções de voto. Logo atrás estão Lucas Scaramussa, com 12,8% e Eliana Dadalto, com 10,3%.

Na sequência aparecem Marcos Garcia, com 8%; Professor Igor Bellucio, com 2%; e Professor Antônio de Freitas, com 1%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 9,3%. Ninguém, branco e nulo aparece com 5,8%.

No levantamento que aponta a intenção espontânea de voto, o que dá um termômetro sobre a decisão do eleitor em seu candidato, Guerino Zanon tem 50,5%. Lucas Scaramussa aparece com 9,8% e Eliana Dadalto tem 6,3%.

Na sequência, aparecem Marcos Garcia, com 4,5%; Professor Igor Bellucio, com 1%; e professor Antônio de Freitas, com 0,3%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 18,3%. Ninguém, branco e nulo fica com 9,5%.

Quando é analisada a rejeição aos concorrentes, a pergunta aos eleitores foi: “E em qual desses você não votaria em nenhuma hipótese?”. A esta pergunta cada entrevistado pode responder mais de um nome. Eliana Dadalto aparece em primeiro com 17,8% de rejeição. Em seguida vem Guerino Zanon com 16,8% e Professor Antonio de Freitas tem 16,3%.

Na sequência aparecem Marcos Garcia, com 13,8%; Professor Igor Bellucio, com 12,3%; e Lucas Scaramussa, com 9,3%. Rejeita todos aparece com 6,8%. Não rejeita nenhum tem 17,8% e não sabe, não respondeu tem 8,8%.

Na evolução das pesquisas de intenção estimulada de voto, da primeira rodada em 12 de outubro para agora, o primeiro colocado Guerino Zanon manteve uma frente confortável. Em outubro ele tinha 52,5% das intenções de voto agora tem 51%. Lucas Scaramussa foi de 9% para 12,8% e Eliana Dadalto passou de 7% para 10,3%.

Na evolução da pesquisa espontânea, os saltos foram maiores. Guerino passou de 40% em outubro para 50,5% agora. Lucas Scaramussa foi de 5,5% para 9,8% e Eliana Dadalto passou de 2,8% para 6,3%. Já na evolução da rejeição, a candidata do Podemos passou de 11,3% em 12 de outubro para 17,8% agora. O emedebista foi de 14,3% para 16,8% e o petista Professor Antonio de Freitas saltou de 10,5% para 16,3%.

É importante lembrar que foram realizadas três pesquisas, no entanto, por determinação da Justiça a pedido de um candidato, os resultados da segunda, divulgada no dia 3 de novembro, foram retirados das plataformas da Rede Vitória.

Quando questionado sobre quem vai ganhar a eleição, independente de quem levará o seu voto, o eleitor mais uma vez cita o atual prefeito. Guerino Zanon aparece com impressionantes 77%. Em seguida vêm Marcos Garcia, com 4,5%; Lucas Scaramussa, com 3,8%; Eliana Dadalto, com 3,8%; Professor Igor Bellucio, com 0,3%; e Professor Antonio de Freitas, com 0,3%. Não sabe, não respondeu tem 10%.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-04766/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *