Prefeito tem preferência do eleitor de Linhares em todos os cruzamentos

Entre os eleitores que garantiram voto no atual prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), os entrevistados da pesquisa Rede Vitória/Futura na faixa etária de 45 a 59 anos são os que mais apoiam o gestor. Nesse recorte, 57,9% dos eleitores disseram que votam em Guerino. Ele tem percentuais acima de 51% em todos os segmentos, menos entre os mais jovens. Na faixa de 16 a 24 anos, o atual prefeito tem 34,6% dos votos. Mesmo assim, é mais que o dobro do segundo colocado para o recorte.

Guerino Zanon também acumula grande percentual de votos entre os eleitores com Ensino Fundamental. Neste segmento, 55,9% dos entrevistados disseram que vão votar nele nas eleições de domingo. Entre eleitores de Ensino Médio (49,4%) e de Ensino Superior (41,4%) a frente do atual prefeito também é ampla em relação aos concorrentes.

No levantamento espontâneo, o prefeito aparece com grande percentual de votos entre os eleitores com 60 anos ou mais. Nada menos do que 62,7% dos entrevistados nesta faixa etária disseram que vão votar em Guerino. E mais uma vez o prefeito aparece com bons números entre os eleitores de Ensino Fundamental, já que 58,8% dos entrevistados desse recorte garantiram voto no gestor.

Os números expressivos do prefeito aparecem em todos os cruzamentos da pesquisa de intenção espontânea. E todos muito acima dos concorrentes mais próximos.

Na análise dos dados de rejeição, a candidata Eliana Dadalto (Podemos) aparece com índices mais expressivos entre os eleitores de Ensino Fundamental, já que 22,4% deles disseram que não votariam nela em nenhuma hipótese. E mesmo sendo a única mulher a disputar o cargo de prefeito em Linhares, a candidata do Podemos acumula a maior rejeição entre as eleitoras mulheres. 21,4% das entrevistadas disseram que rejeitam o voto na candidata.

E mesmo com números consolidados e alta aprovação o prefeito Guerino Zanon não tem tanto apoio assim entre os mais jovens. Nada menos do que 30,8% dos eleitores com idades entre 16 e 24 anos disseram que não votariam no prefeito em nenhuma hipótese.

Entre os eleitores que acreditam em uma vitória do atual prefeito, os entrevistados das classes A e B chegam a um número impressionante. 90,6% dos eleitores desse recorte cravam uma vitória de Guerino no dia 15. E no recorte de classe social, os entrevistados em todos os segmentos dão ampla vantagem ao prefeito.

O mesmo acontece quando analisamos os dados relativos a faixa etária. Em todos os segmentos, Guerino aparece citado por mais de 70% dos eleitores como o vencedor da disputa nas urnas.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-04766/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *