Mais jovens e mais velhos apoiam Guerino em Colatina

Entre os eleitores que declararam voto no ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (PSC), tanto ao mais jovens quanto os mais velhos estão entre os que mais o apoiam. No cruzamento de dados do levantamento estimulado, no segmento faixa etária, 47,7% dos eleitores com idade entre 16 e 24 anos disseram que vão votar no ex-prefeito. Ao mesmo tempo, 46,2% dos entrevistados com 60 anos ou mais também declararam voto em Guerino, que tem superioridade percentual em todas as faixas etárias.

Guerino também aparece como o preferido dos eleitores com Ensino Fundamental. Nesse recorte, 44,4% dos entrevistados disseram que vão votar no candidato do PSC. Ele acompanha a tendência apresentada no segmento faixa etária e tem superioridade também entre eleitores de Ensino Médio (35%) e Ensino Superior (30,4%).

No levantamento espontâneo, os cruzamentos de dados também apontam para a preferência por Guerino Balestrassi em todos os recortes e segmentos apresentados. O ex-prefeito aparece como o preferido do eleitor mais jovem e mais velho, novamente. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 39,6% disseram que vão votar nele. E entre os de 16 a 24 anos, 38,6% declararam voto no ex-prefeito.

Guerino também aparece com números expressivos, entre os homens (35,4%) e ainda entre os eleitores entrevistados com Ensino Fundamental. Neste último recorte, 35,1% afirmaram que vão votar no candidato do PSC.

Mais rejeitado pelos eleitores de Colatina, Guerino Balestrassi não seria votado em nenhuma hipótese por 34,8% dos eleitores com Ensino Superior. O percentual é parecido com o de eleitores de 45 a 59 anos, já que 34,3% dos entrevistados nesse recorte disseram que não votariam no ex-prefeito.

Entre os eleitores do sexo masculino, em Colatina, o mais rejeitado é Genivaldo Lievore (PT), já que 29,7% desse recorte disse que não votaria nele. Entre os mais velhos, de 60 anos ou mais, 29,7% afirmaram que não votariam no petista.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as recomendações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-03734/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *