Prefeito tem maior base entre eleitores de Ensino Fundamental e das classes D e E em São Mateus

O eleitor que possui Ensino Fundamental, está nas classes D e E e tem 60 anos ou mais. Essas são as principais características dos entrevistados que confirmaram o voto no atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB). Nesses recortes, 45,7% dos eleitores com Ensino Fundamental disseram que vão votar nele, assim como 42,2% dos entrevistados das classes D e E e ainda 45,3% dos eleitores com 60 anos ou mais.

No levantamento de intenção estimulada de voto da pesquisa Rede Vitória/Futura, o prefeito perder terreno entre os eleitores das classes A, B e C. Nas duas primeiras, Carlinhos Lyrio (Podemos) aparece com 40,7% das intenções de votos. Na classe C, o candidato do Podemos tem 34,4%. Números superiores aos de Daniel Santana.

Entre os que disseram de forma espontânea que votam no atual prefeito de São Mateus, os números acompanham os apresentados nos cruzamentos relativos à intenção estimulada, porém mostram ligeiro aumento. No recorte escolaridade na intenção espontânea, por exemplo, 47,6% dos entrevistados com Ensino Fundamental disseram votar no prefeito.

No recorte faixa etária, Daniel Santana tem 43,1% dos votos de eleitores entre 16 e 24 anos e 45,3% dos entrevistados com 60 anos ou mais também afirmaram que vão votar no atual prefeito.

Na análise dos cruzamentos relativos à rejeição, Daniel Santana aparece com altos índices nas classes sociais A, B e C. Nas classes A e B, 44,4% dos entrevistados disseram que não votariam no prefeito em nenhuma hipótese. Na classe C, 37,5% rejeitam o atual prefeito.

No segmento faixa etária, 34,7% dos eleitores de 45 a 59 anos disseram que não votariam em Daniel Santana. No recorte de 35 a 44 anos, esse percentual é de 32,2%.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 9 e 10 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-08690/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *