Líder da pesquisa de Aracruz concentra voto dos mais velhos

Os eleitores de 60 anos ou mais são os que mais apoiam o candidato Dr. Coutinho (Cidadania) em Aracruz. É o que mostra a pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção estimulada de voto. O cruzamento de dados relativos a faixa etária aponta que, nesse recorte, 42,9% dos entrevistados disseram que vão votar no candidato. Ele também tem percentuais elevados entre eleitores da classe C (33,8%) e das classes D e E (32,7%).

No recorte de dados referente a escolaridade, o primeiro colocado na pesquisa de intenção estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, 36,6% dos eleitores com Ensino Fundamental disseram que vão votar no candidato do Cidadania.

No levantamento espontâneo, quando não são apontados os concorrentes aos entrevistados, a maior vantagem para Dr. Coutinho continua sendo entre os mais velhos. Ele tem 28,6% dos votos de quem tem 60 anos ou mais. E 28,4% dos entrevistados de 45 a 59 anos também declararam o voto nele. Já 22,6% dos eleitores de 16 a 24 anos disseram que vão votar em Alcântaro (PSD), assim como 23,9% dos entrevistados com 25 a 34 anos.

Entre os eleitores com Ensino Superior, o candidato do PSD também tem vantagem sobre o do Cidadania. Enquanto 23,6% dos entrevistados nesse recorte disseram que vão votar em Alcântaro, 20,8% afirmaram que vão escolher Dr. Coutinho, que tem vantagem nos demais segmentos de escolaridade.

Em relação à rejeição dos candidatos, nada menos do que 49,3% das mulheres de Aracruz disseram que não votariam no prefeito Jones (Solidariedade) em nenhuma hipótese. E se o número parece alto, não está nem perto da rejeição registrada entre os eleitores mais jovens. Nada menos do que 62,3% dos entrevistados de 16 a 24 disseram que não votam no prefeito. E os números seguem altos em todos os recortes de faixa etária.

Destaque para a rejeição de Alcântaro nas classes A e B, que são aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos. Diferente de outros recortes, em que o atual prefeito aparece na frente, nesse segmento o candidato do PSD tem 44,1%, contra 20,6% do prefeito.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 10 e 11 de novembro, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-09427/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *