Força de ex-prefeito se concentra em eleitor mais velho e com Ensino Fundamental

O ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT) tem apoio concentrado nos eleitores de Ensino Fundamental. É o que apontam os cruzamentos de dados da pesquisa de intenção estimulada de voto no município. Nesse recorte, 53,1% dos entrevistados disseram que vão votar em Vidigal no domingo (15). Entre os eleitores de Ensino Médio o percentual chega a 43,8%.

O ex-prefeito também tem a preferência entre os eleitores com 60 anos ou mais, já que 52% disseram que vão votar nele. E na faixa de 45 a 59 anos, 48,3% dos entrevistados também afirmaram o voto no pedetista.

Na pesquisa de intenção espontânea de voto, quando não são apresentados os concorrentes aos entrevistados, o ex-prefeito continua com mais apoio entre os mais velhos (47,1% de votos no recorte 60 anos ou mais) e no Ensino Fundamental (46,4%).

Nas classes D e E, 39,2% disseram que vão votar em Vidigal. Mesmo com o percentual mais alto, ele leva vantagem em todos os recortes de classe social. Na classe C, 33,2% disseram que vão votar no ex-prefeito e nas classes A e B, 22,2% também confirmaram o voto nele.

Nos cruzamentos de dados sobre rejeição, Sérgio Vidigal tem menos apoio entre os eleitores com Ensino Superior. 37,4% desse segmento disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Já nas classes A e B, 26,7% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Bruno Lamas (PSB). É o percentual mais alto no segmento classe social.

Vidigal também é o mais rejeitado pelos eleitores com 45 a 59 anos, já que 21,4% deles disseram que não votam no ex-prefeito em nenhuma hipótese. Vandinho Leite (PSDB) aparece com maior rejeição entre os eleitores de 35 a 44 anos, já que 20,9% dos entrevistados nesse segmento disseram que não votam nele em nenhuma hipótese.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 13 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-03895/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *