Resultado na capital coincide com última pesquisa Rede Vitória/ Futura divulgada às vésperas das eleições

O novo prefeito da capital do Espírito Santo, Vitória, nos próximos quatro anos, será Lorenzo Pazolini (Republicanos). O delegado conquistou 58.5% dos votos válidos e assume a prefeitura a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Conforme apontava a pesquisa Rede Vitória/Futura, divulgada no último sábado (28), véspera da eleição, o candidato do Republicanos já aparecia com uma vantagem sob o segundo colocado, João Coser (PT), que foi prefeito da cidade em duas oportunidades.

O resultado seguiu praticamente os mesmos números que a pesquisa já mostrava. No levantamento sobre os votos válidos, Lorenzo Pazolini aparecia com 58% das intenções de votos válidos, contra 42% do adversário e ex-prefeito João Coser (PT). Neste item, são descartadas as opções não sabe, não respondeu, indeciso, ninguém, brancos e nulos.

Foto: Divulgação                         
Pazolini já aparecia na frente, com 58%, em última pesquisa antes da eleição em Vitória

>> Confira a pesquisa completa: Pazolini aparece na frente, com 58%, em última pesquisa antes da eleição em Vitória

De acordo com o resultado final das eleições da capital, Pazolini ficou com 58% dos votos válidos, totalizando 102.466 votos contra 41,5% de João Coser, que teve 72.684 votos.

Foto: Divulgação

Para o sócio-diretor da Futura, José Luiz Orrico, o resultado mostra a credibilidade e a confiabilidade do instituto, mesmo diante de variáveis importantes, como algumas vistas nas eleições municipais 2020 neste ano.

“É o resultado de um trabalho de monitoramento muito grande que fizemos. O acerto se deve a esse cuidado e acompanhamento. A eleição é um momento vivo e evidentemente existe o risco de não acertar, principalmente com o alto numero de indecisos que tivemos esse ano. Também observamos um índice de abstenções muito grande, principalmente entre os idosos, que geralmente depositam seus votos para determinado candidato, o que influencia no resultado final e pode diferenciar da pesquisa. Mas no geral, o resultado do nosso trabalho é positivo e estamos muito felizes com todo esforço realizado”, disse.

Orrico também pontuou que o resultado é um estímulo para que os analistas continuem com o trabalho desenvolvido na Futura.

“Sem dúvida estamos muito felizes como trabalho realizado. As outras pesquisas também foram dentro da margem de erro. Vitória especificamente foi bem precisa e mostra a qualidade do instituto”, finalizou.

A última pesquisa foi realizada pela Futura e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 27 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 02155/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *