Política

Boneco 'Lula inflado' faz 'tour' por pontos turísticos de SP

Boneco ‘Lula inflado’ faz ‘tour’ por pontos turísticos de SP Boneco ‘Lula inflado’ faz ‘tour’ por pontos turísticos de SP Boneco ‘Lula inflado’ faz ‘tour’ por pontos turísticos de SP Boneco ‘Lula inflado’ faz ‘tour’ por pontos turísticos de SP

São Paulo – O boneco inflável que faz alusão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que se destacou nas manifestações do dia 16 de agosto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, amanheceu, nesta sexta-feira, 28, na ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo e depois passou por outros pontos da capital paulista.

“Lula inflado”, como ficou conhecido após os protestos, foi montado às 6h da manhã na ponte estaiada com a intenção de aparecer durante a transmissão do jornal Bom dia São Paulo, da TV Globo, que tem a ponte como cenário de fundo. Na parte da tarde ele foi levado ao Viaduto do Chá, em frente à Prefeitura de São Paulo.

A ação foi organizada pelos grupos anti-Dilma SOS Brasil e Brasil Melhor. Segundo o empresário Heduan Pinheiro, 34, líder do grupo Brasil Melhor, eles entraram em contato com o Movimento Brasil, dono do boneco e contrataram um frete para transportá-lo até São Paulo. Na capital paulista, pagaram R$ 4 mil para uma empresa de eventos carregá-lo pela cidade e inflá-lo. A operação, complexa, é feita com um gerador de energia e um ventilador.

Segundo Pinheiro, “Lula inflado” fará uma excursão por vários lugares da cidade, ainda não definidos pela organização, com o intuito de constranger os petistas. A ideia é transformar o boneco, que tem 15 metros de altura e veste um uniforme de presidiário, em um mascote dos protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Após as manifestações do dia 16, “Lula inflado” teve perfis criados no Twitter e no Facebook e virou “meme” na internet, com diversas fotomontagens humorísticas. Entre elas, uma na qual aparece ao lado dos “bebês-mamíferos” da Parmalat e outra entre princesas da Disney. No perfil do Twitter, “Lula Inflado” está em uma foto com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).