Política

Câmara contrata Kroll para ajudar na investigação

Câmara contrata Kroll para ajudar na investigação Câmara contrata Kroll para ajudar na investigação Câmara contrata Kroll para ajudar na investigação Câmara contrata Kroll para ajudar na investigação

Brasília – A Câmara dos Deputados vai gastar mais de R$ 1 milhão para contratar a empresa inglesa de investigação Kroll. A intenção é rastrear remessas ao exterior fruto do esquema de corrupção da Petrobras. A contratação foi feita sem licitação a pedido do presidente da nova CPI sobre a estatal, Hugo Motta (PMDB-PB).

Segundo ele, caso a Kroll encontre dinheiro em contas fora do País, uma consequência possível é invalidar delações premiadas feitas ao Ministério Público. Isso porque alguns delatores negaram que tinham recursos no exterior e, se ficar comprovado que mentiram, a delação pode ser cancelada. “Encontrando esse dinheiro, pode derrubar delações”, afirmou Motta, aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos investigados sob suspeita de receber do esquema. Ele nega.

A Kroll já foi investigada pela Polícia Federal sob suspeita de ter usado métodos ilegais para espionar rivais da Telecom Itália, que disputavam o controle da Brasil Telecom anos atrás. Antigos funcionários e colaboradores chegaram a ser condenados.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.