
A Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou, em sessão extraordinária e em segundo turno, uma emenda à Lei Orgânica do Município que eleva o número de vereadores da cidade de 11 para 19 a partir das eleições municipais de 2028.
O projeto, que já havia sido votado em primeiro turno em novembro de 2024, recebeu novamente a aprovação da maioria dos parlamentares na noite de quinta-feira (18).
Dos 11 vereadores que compõem atualmente a Casa, 10 votaram a favor. Apenas a vereadora Isamara da Farmácia (União Brasil) foi contrária.
Isamara explicou que manteve sua posição desde o primeiro turno, afirmando que não concorda com a ampliação para 19 cadeiras. Ela concordaria, no entanto, com um aumento menor, como para 13 ou 15 parlamentares.
Na justificativa do texto, há uma comparação da Câmara de São Mateus com as de outros municípios. Argumenta-se que diversas cidades têm o mesmo número de vereadores, no entanto, estas possuem menos eleitores e moradores.
Diante disso, consta que o município necessita de mais representantes no Legislativo para atender à população.
A Câmara deverá ajustar sua estrutura — inclusive o tamanho do plenário — para acomodar os novos parlamentares na próxima legislatura, caso a emenda seja promulgada.