Política

Câmara de Vitória quer ficar 30 anos em prédio da Caixa, no Centro

Sede do órgão municipal pode migrar para o edifício Castelo Branco; presidente da Câmara foi a Brasília discutir projeto

Edifício Castelo Branco. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Edifício Castelo Branco. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A fim de dar à Câmara de Vitória um novo endereço, no centro da Capital, o presidente da Casa, Anderson Goggi (PP), foi a Brasília nesta terça-feira (13) para se reunir com a diretoria da Caixa Econômica Federal, proprietária do edifício Castelo Branco para onde deve migrar a sede do órgão municipal.

“As notícias são muito boas. Nós conversamos com o executivo da Caixa e eles sinalizaram interesse de ceder o imóvel”, afirmou o presidente nesta quarta-feira (14). Ele explicou que inicialmente pediu a doação do prédio, mas como o trâmite é maior, propôs a cessão por 30 anos.

A expectativa do parlamentar é obter uma resposta nos próximos 20 dias. “Este imóvel ia para leilão e não vai mais, mas como está dentro do patrimônio, a cessão ainda precisa ser avaliada pelo conselho da Caixa”.

A mudança de endereço é planejada há um tempo. Segundo Goggi, o aumento da representatividade da Câmara deixou a atual sede insustentável. Atualmente localizada no bairro Bento Ferreira, a Casa não suporta as mais de 600 pessoas que circulam por lá.

A doação do edifício para o município será avaliada posteriormente, informou o presidente. Inclusive, pontua ele, todo o edifício foi solicitado. “A minha intenção é ver quais órgãos públicos estão pagando aluguel e podem ir para lá para economizar”.

O mesmo prédio já foi cedido para receber a nova sede da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). A pasta informou que vai utilizar apenas três andares do prédio e, por isso, é possível o funcionamento simultâneo de diferentes órgãos no local.

Para o vereador, não há prejuízos em dividir o imóvel: “A nossa campanha é levar as repartições para lá. Não tenho dificuldade em levar outros órgãos, quero é que existam pessoas no Centro”, justifica.

LEIA TAMBÉM:

A ideia da mudança foi confirmada pelo vereador em março deste ano e, segundo ele, é vista como estratégica para fortalecer a economia local e, por isso, também é do interesse do governo Federal.

Nas redes sociais, o presidente da Câmara publicou um vídeo sobre a audiência realizada nesta semana com a diretoria da Caixa.

Ao lado do deputado federal Da Vitória (PP), líder da bancada capixaba no Congresso, e do diretor de relações institucionais da Câmara Municipal, Marcos Delmaestro, Goggi disse que o encontro objetivou realizar “uma das maiores entregas da Câmara”.

Da Vitória disse que a bancada federal, tanto deputados quanto senadores, apoia o trabalho que Anderson Goggi “tem feito para levar vida ao nosso centro da cidade”.

“Hoje fomos recebidos pelo diretor Glauco (Braga Dias), que cuida dessa área, junto com o superintendente do Estado, Tarcísio (Dalvi), para que nós possamos dar velocidade ao processo que já está protocolizado pelo presidente da Câmara”.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.