Giro Político

Câmara quer grudar no povo, Ferração retribui apoio a Euclério e promotores em destaque

Da Vitória vai coordenar programa Câmara pelo Brasil. E mais: Euclério ganha apoio de Ferração e de lideranças do Sul do ES, promotores capixabas em destaque

Leitura: 8 Minutos
Da Vitória vai coordenar Câmara pelo Brasil (foto: Ascom/Da Vitória)
Da Vitória vai coordenar Câmara pelo Brasil (foto: Ascom/Da Vitória)

Após protestos, Câmara Federal cria programa para se aproximar do povo: capixaba coordena

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lançou ontem (30) o “Câmara Pelo Brasil” – um programa para aproximar e fortalecer o diálogo da Casa com estados, municípios, sociedade civil e setor produtivo.

O deputado federal Josias da Vitória (PP), que coordena a bancada federal capixaba, será o coordenador do comitê, que terá representantes de todas as regiões do País – Da Vitória também vai representar a região Sudeste.

A ideia é que os parlamentares que formarão o comitê façam audiências públicas, comissões gerais e visitas técnicas em suas regiões.

O lançamento vem dias após milhares de pessoas irem às ruas protestar contra a PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados e enterrada no Senado. Nas manifestações e nas redes sociais, uma palavra de ordem se destacou: “Congresso inimigo do povo”.

“O programa Câmara Pelo Brasil pretende melhorar a percepção e a compreensão que os parlamentares têm das necessidades das pessoas e, com isso, oferecer respostas mais ágeis e duradouras. Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Câmara dos Deputados dos estados e municípios”, disse Motta, no evento.

Na próxima semana, o comitê se reúne com as comissões permanentes da Câmara para formatar o cronograma de atividades, que também contará com a participação das frentes parlamentares e das bancadas estaduais.

“A gente precisa dar celeridade às iniciativas que alcancem a vida dos brasileiros, seja com a votação dos projetos de lei, seja por meio do orçamento, para fazer justiça com cada região do Brasil. Cada estado tem seus desafios próprios. O meu estado, o Espírito Santo, por exemplo, precisa de melhores condições de ligação com o centro do País para que possamos fortalecer a nossa economia”, pontuou Da Vitória.

***

Ferração retribui apoio de Euclério a Ricardo e reforça time de prefeito

Junior, Euclério e Ferraço juntos (foto: divulgação)

O prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), preparou uma grande recepção para declarar apoio à pré-candidatura do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao Senado.

Ele reuniu cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas, empresariais e comunitárias num almoço na Capital Secreta. Entre os presentes, estavam prefeitos de Itapemirim, de Bom Jesus do Norte, de Alegre e de Marataízes. Além dos vice-prefeitos de Rio Novo do Sul e de Cachoeiro e de muitos ex-prefeitos da região.

Os deputados estaduais Marcos Madureira (PP), Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União) também participaram, juntamente com vereadores de Cachoeiro e de cidades vizinhas, secretários municipais e empresários.

Ferração lembrou que Euclério é uma das vozes mais aguerridas na defesa do filho, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), como pré-candidato a governador em 2026, e retribuiu o apoio.

“Eu quero apresentar o Euclério para o povo de Cachoeiro. Um prefeito histórico, trabalhador incansável, homem de bem. Cariacica lhe deu na última eleição 88% dos votos, porque reconhece o seu trabalho. Agora ele coloca o nome como pré-candidato a senador, e eu quero dizer: aonde você for, eu vou com você, porque você merece o nosso apoio”, disse o prefeito de Cachoeiro.

***

Promotora recebe comenda por projeto que avalia qualidade das câmaras

Rossoni, Ádila e Maria Clara (foto: divulgação)

A ONG Transparência Capixaba homenageou com a comenda Délio José Prates do Amaral o diretor administrativo da ONG, Rodrigo Rossoni, e a promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, na última sexta-feira (26).

A honraria representa o reconhecimento da ONG às personalidades, organizações e profissionais do segmento de gestão pública e privada que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da cultura de transparência e combate à corrupção no Estado.

Maria Clara atua na Serra e, juntamente com Rossoni, foi a responsável por elaborar o Fórum Legislativo – metodologia desenvolvida para avaliar a qualidade legislativa das Câmaras Municipais.

O Fórum Legislativo foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília, em dezembro do ano passado, de acordo com a diretora executiva da Transparência, Ádila Damiani.

O evento, que ocorreu no auditório do Sebrae, foi bastante concorrido. Representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, TRF-2, da Câmara e da Prefeitura de Vitória, além do prefeito Weverson Meireles (PDT) e de toda a cúpula da Prefeitura da Serra estiveram presentes.

***

E falando em Transparência…

No próximo dia 7, a ONG Transparência Capixaba irá lançar o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025 entre as prefeituras do Estado.

O ranking tem como objetivo identificar práticas de transparência pública nos municípios do Espírito Santo, incentivando melhorias na prestação de informações à população. A avaliação ocorre em todos os municípios, desde 2022.

O resultado da avaliação será apresentado às 9h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, em Bento Ferreira, Vitória.

***

Promotor de Justiça do ES na chapa para comandar o Conamp

Pedro Ivo

O promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), integra a chapa única para as eleições da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Intitulada “Conamp – Seguindo com Trabalho & Integração”, a chapa é liderada pelo atual presidente, promotor de Justiça do Maranhão Tarcísio José Sousa Bonfim, que tenta a reeleição. Pedro Ivo está no posto de 1º vice-presidente.

A eleição está marcada para o próximo dia 29.

***

IA na pauta do LIDE

Sergio Denicoli e João Gualberto (Ascom/LIDE)

O LIDE Espírito Santo promove na próxima sexta-feira (03) o “Seminário de Pesquisa – Inteligência artificial e o poder da antecipação”, no auditório da Emeg – Excelência em Negócios, em Vitória, a partir das 8 horas.

O evento contará com palestra do cientista de dados, CEO da AP Exata e head LIDE ES Pesquisa Sergio Denicoli, que vai falar sobre “A eficiência dos dados e da IA nas pesquisas políticas e econômicas e nas predições em tempo real”.

Denicoli também participa de uma mesa redonda com o cientista político e sócio-mentor da Persona João Gualberto, com o tema: “Sociedade digital e opinião: o que muda?”. O evento é fechado para filiados e convidados.

***

Trem no trilho?

Reunião sobre o Trem das Montanhas (foto: divulgação)

Em reunião na ANTT e no Ministério dos Transportes, ontem (30) os deputados Gilson Daniel (Podemos) e Fabrício Gandini (PSD), juntamente com os prefeitos Wanderson Bueno (Viana) e Lidiney Gobbi (Marechal Floriano), receberam sinal positivo para a volta do Trem das Montanhas, parado há 12 anos.

Segundo Gandini, o Estado poderá solicitar a delegação do trecho da Ferrovia Leopoldina para agilizar o processo. Foi confirmada a viabilidade da recuperação da linha.

Para o deputado, o retorno do trem vai fortalecer o turismo na região serrana, beneficiando 11 municípios com integração de ciclovias, museus, gastronomia e hotéis.

***

1º de Outubro = Dia Internacional do Idoso

O Censo 2022 do IBGE mostrou que a população brasileira está envelhecendo e a pirâmide etária já se inverte. Porém, as políticas públicas para atender aos 60+, quando existem, são tímidas e ficam aquém das reais necessidades.

Não seria a hora de governos municipais, estaduais e federal se sentarem à mesa e traçarem estratégias robustas para garantir dignidade, saúde e qualidade de vida a essa parcela crescente da população que tanto já contribuiu para o País?

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.