A chamada “Caminhada da Liberdade“, liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na BR-040, entre o município de Paracatu (MG) e o Distrito Federal, chega nesta quinta-feira (22) ao quarto dia.
O parlamentar e seus apoiadores chegaram à marca de 131 quilômetros por volta do meio-dia, conforme publicou o deputado em seu perfil no Instagram. O trajeto total é de 240 quilômetros, e a expectativa é de que cheguem a Brasília no domingo (25).
O movimento pede por anistia aos condenados pela tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023 e protesta contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito do inquérito sobre a trama golpista.
O parlamentar postou um vídeo em que destaca as condenações contra os militares das Forças Especiais do Exército, conhecidos como “Kids pretos”.
Foram vítimas de uma das maiores injustiças recentes, condenados a penas superiores a 20 anos de prisão, respondem por crimes que não foram devidamente comprovados, baseados em fatos que sequer ocorreram, em um processo marcado por graves violações à Constituição e ao devido processo legal. Além disso, estão recebendo um tratamento mais severo que o dispensado a traficantes e homicidas”.
Nikolas Ferreira, deputado federal

Capixabas marcam presença na caminhada
Nomes da política capixaba marcam presença na caminhada de Nikolas. De cadeira de rodas devido a uma cirurgia, o senador Magno Malta (PL-ES) esteve na manifestação nesta quarta-feira (21).
Também participam do movimento o vereador de Vila Velha Devacir Rabello, os deputados estaduais Lucas Polese e Wellington Callegari, o vereador da Serra Pastor Dinho e o vereador Darcio Bracarense, todos do Partido Liberal (PL).
A marcha reuniu cerca de 100 pessoas na quarta-feira. Nikolas Ferreira postou uma foto dos pés, destacando que o pé direito aparece machucado na imagem.
PRF diz que não foi avisada sobre caminhada
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não recebeu comunicação prévia da realização da caminhada iniciada na segunda-feira (19), mas que monitora o deslocamento de parlamentares e populares de Paracatu (MG) em direção a Brasília (DF) pela BR-040.
Em nota emitida nesta quarta-feira, a corporação alertou que “por questões estritamente operacionais e de segurança viária, a PRF ressalta os riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via, visto que não houve comunicação prévia do deslocamento junto à autoridade de trânsito, o que impediu o planejamento antecipado de medidas mitigadoras de risco para o trecho”.
A assessoria de Nikolas disse, também em nota, que a decisão de iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia em que o deputado estava em Paracatu para a entrega de uma emenda parlamentar, “o que explica a decisão e a execução terem ocorrido no mesmo dia”.
A equipe do parlamentar também disse que, no próprio dia do início da caminhada, encaminhou ofícios à PRF e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o comunicado oficial do percurso pela BR-040.
“Além da PRF, os demais órgãos de segurança pública que visam garantir a ordem constitucional estão sendo oficiados na medida em que os trajetos estão sendo viabilizados. A caminhada segue de forma pacífica e monitorada”, diz a nota.
“Marcha esvaziada”, diz líder do PT na Câmara
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a caminhada resultou em uma “marcha esvaziada” e demonstra “falta de rumo”. As declarações ocorreram em vídeo publicado nesta terça-feira (20) em sua rede social.
Na gravação, Lindbergh diz que a caminhada de Nikolas tem como objetivo dar força ao movimento de parlamentares para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que reduz penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações do Estadão.