Aylton Dadalto na Câmara de Vitória (foto: Ângelo Ventorim)
Aylton Dadalto na Câmara de Vitória (foto: Ângelo Ventorim)

Vereador mais votado do Republicanos pode deixar o partido

Segundo vereador mais votado de Vitória e campeão de votos (5.218) do Republicanos no Espírito Santo em 2024, Aylton Dadalto pode estar de malas prontas para outro partido.

O parlamentar tem estado bastante próximo do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), que preside o União Brasil no Estado e está formando chapas para as eleições do ano que vem. Eles têm participado de eventos, reuniões e, na semana passada, estiveram juntos em Linhares.

Aylton está no primeiro mandato de vereador, mas não descarta disputar uma vaga à Assembleia no ano que vem. E, ao que tudo indica, a chapa estadual do Republicanos estará bastante pesada para os estreantes.

A coluna De Olho no Poder noticiou na semana passada que o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, está de saída do PP e deve migrar justamente para o Republicanos – também com a intenção de disputar vaga de deputado estadual.

Ayllton entrou no Republicanos em março do ano passado e, se for mudar mesmo de legenda, deve decidir até o próximo mês de fevereiro.

Aos aliados, o vereador tem dito que, independentemente do partido, já tem seu fechamento: vai apoiar Lorenzo Pazolini (Republicanos) para governador e Marcelo Santos para deputado federal.

***

Hartung lança 2ª edição de “Políticas em tempos de grandes mudanças”

O ex-governador Paulo Hartung (Foto: Pedro Permuy)
Ex-governador Paulo Hartung (Foto: Pedro Permuy)

O ex-governador Paulo Hartung (PSD) lança nesta terça-feira (21) a segunda edição do seu livro “Política em tempos de grandes mudanças”. Será na UVV, às 19h30.

O livro reúne artigos de Hartung – alguns inéditos – sobre as transformações recentes da política brasileira e mundial.

“O livro tem dois textos inéditos. Um texto tentando entender o momento que o mundo vive, com guerras, questões relativas à emergência climática, as medidas do Trump… Tentando entender para onde o mundo está andando. O outro é sobre o Brasil. Mostro um conjunto de coisas corretas que nós fizemos e os resultados positivos que estão dando, como o Marco do Regulamento, a autonomia do Banco Central, e depois entro numa agenda que nós precisamos endereçar. Precisamos modernizar o setor público brasileiro, reequilibrar as contas públicas. A crise fiscal do Brasil é gravíssima”, disse Hartung em entrevista anterior à coluna De Olho no Poder.

Além do lançamento da obra, Hartung também vai dar uma palestra em comemoração aos 50 anos da instituição e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

***

Agir sob nova direção

Flávio Pires (foto: arquivo pessoal)

O vereador de Vila Velha Flávio Pires é o novo presidente estadual do Agir – que já foi PTC e PRN, partido que elegeu Fernando Collor à Presidência da República.

Flávio está no segundo mandato como vereador – tendo sido eleito pelo Agir nos dois pleitos – e assumiu o posto após ser nomeado pela direção nacional. Ele substitui Roque Monteiro (Agir).

“Estamos com a chapa de deputado estadual praticamente montada. Teremos somente um deputado estadual com mandato”, disse Flávio, fazendo mistério sobre o nome do mandatário, que deve mudar para a sigla em breve.

Segundo ele, a meta é eleger de dois a três deputados estaduais na eleição do ano que vem. Hoje, o partido não conta com bancada na Assembleia. Na eleição do ano passado, o Agir elegeu o vice-prefeito de Guaçuí e 21 vereadores.

***

PL capixaba lança núcleo 60+

PL lança 60+ (foto: Ascom/PL)

O PL capixaba lançou, no último sábado (18), o PL 60+ – segmento do partido voltado para a terceira idade. A solenidade ocorreu em Vitória e contou com a participação de lideranças locais do partido e do deputado federal Lincoln Portela (PL-MG), presidente nacional do PL 60+.

“O Brasil precisa de gente experiente, de pessoas que têm o que oferecer ao seu município, ao seu estado e à nação. O 60+ é um movimento que valoriza o que o tempo ensina e o que o coração não esquece”, disse Portela, ao parabenizar o senador Magno Malta, presidente estadual da legenda, pelo lançamento.

No Espírito Santo, o segmento já inicia suas atividades com a posse de 32 comissões municipais e da executiva estadual, que será presidida por Gedayas Medeiros.

A atenção a essa parcela da sociedade foi mencionada pela secretária nacional do PL 60+, Adriana Fortes. “Hoje, o número de eleitores com mais de 60 anos no Brasil já é maior do que o de jovens entre 16 e 24 anos. E, em 2030, essa diferença será o dobro. O 60+ não elege apenas vereadores ou prefeitos, mas elege também o presidente da República. É uma força política que o PL reconhece e valoriza.”

De acordo com dados do TRE, a parcela de eleitores no Espírito Santo com mais de 60 anos de idade corresponde a 680.075 pessoas. Já os votantes com idade entre 16 e 24 anos somam 342.112 eleitores. Os dados são de 2024.

***

Secretária das Mulheres representa o ES em fórum na Espanha

Jaqueline em fórum na Espanha (foto: reprodução de vídeo)

A secretária estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes, participou na semana passada do Global Youth Leadership Forum (GYLF 2025), realizado no Palácio de La Madalena, em Santander, na Espanha.

Em sua 10ª edição, o evento reúne lideranças políticas, empresariais e sociais de diferentes países para debater soluções diante dos desafios globais contemporâneos.

Jaqueline representou o Estado no painel “Liderança feminina frente aos desafios globais”, ao lado de outras mulheres que ocupam posições de destaque na política e na gestão pública da América Latina e da Europa.

Além de apresentar sua trajetória de ascensão – de camelô à vice-governadora –, Jaqueline também levou ao evento os programas do governo do Estado na prevenção e combate ao feminicídio, como o “Mulher Viva+”, lançado recentemente.

LEIA TAMBÉM:

Ciciliotti deve comandar Tribunal de Contas pelos próximos dois anos

Presidente da Câmara de Vitória vai sair do PP; Republicanos pode ser o destino

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.