Política

Capitão do Exército se cala ante Comissão da Verdade

Capitão do Exército se cala ante Comissão da Verdade Capitão do Exército se cala ante Comissão da Verdade Capitão do Exército se cala ante Comissão da Verdade Capitão do Exército se cala ante Comissão da Verdade

Rio – O capitão do Exército Jurandyr Oschendorf e Souza se manteve calado durante depoimento à Comissão Nacional da Verdade (CNV). “Vou me manter calado. Nada a declarar”, disse ao coordenador da CNV, Pedro Dallari. O advogado Rodrigo Roca, que também defende o general reformado Nilton Cerqueira e Jacy Oschendorf (que prestaram depoimento mais cedo), afirmou que orientou seus clientes a permanecerem calados.

“Acredito no trabalho da Comissão, mas o açodamento de alguns declarantes acaba induzindo a Comissão a erro, como na questão da fotografia do coronel (Freddie) Perdigão”. Na semana passada o delegado Claudio Guerra afirmou que uma das pessoas na foto do acidente de carro que matou a estilista Zuzu Angel, em 1976, seria o coronel Freddie Perdigão. “Senhor Presidente, não era ele na fotografia. Isso foi um erro histórico”, completou Roca.

O advogado alega que “esse engano provocou um transtorno para os familiares e companheiros de farda” de Perdigão e que a informação é “uma inverdade que a população acredita ser verdadeira”. “É por essa razão que eles estão ficando em silêncio.” Roca também alega que as informações dadas por seus clientes à CNV têm sido usadas em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes cometidos durante a ditadura militar.

O coordenador Pedro Dallari disse que o silêncio dos militares “é uma manifestação completamente contraditória, porque, se há um erro, o erro só pode ser corrigido com depoimentos, com elementos, com documentos e não com o silêncio”.