
O presidente estadual do Republicanos de São Paulo, Roberto Carneiro, assumiu a Casa Civil do governo de São Paulo, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A nomeação ocorreu na quinta-feira (22) e em meio a uma tensão gerada com bolsonaristas após Tarcísio cancelar uma visita que faria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha, em Brasília. A visita estava marcada para ontem e foi adiada para o final do mês.
A Casa Civil é responsável pelas articulações políticas e pelo diálogo do governo com outras instituições e lideranças. É uma pasta política estratégica, já que atua também na coordenação e na integração das ações governamentais.
Nos bastidores, Carneiro é conhecido por sua habilidade como articulador político.
Experiência no governo do ES
Capixaba, Carneiro é pós-graduado em Gestão e Empreendedorismo pela PUC/RS. Ele já comandou a Casa Civil no governo de Paulo Hartung (2015-2018), após ter atuado também como secretário estadual de Esportes.
Em 2020, presidindo o Republicanos capixaba, Carneiro coordenou a campanha vitoriosa de Lorenzo Pazolini (Republicanos) à Prefeitura de Vitória. Em 2021, foi nomeado secretário de Governo da Capital.
Ficou na gestão Pazolini por menos de um ano. Em outubro de 2021 assumiu a direção da Assembleia Legislativa (Ales), sob a liderança do então presidente Erick Musso – que hoje é quem comanda o Republicanos no Estado.
Em 2022, montou as chapas do partido para as eleições gerais. Conseguiu eleger dois deputados federais e quatro estaduais – incluindo o deputado mais votado da história capixaba, Sergio Meneguelli (Republicanos).
Muito próximo do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, Carneiro assumiu o comando do partido em São Paulo, em fevereiro de 2023, e se mudou para lá. Nesta sexta (23), ele assume a Casa Civil no governo de São Paulo.
“Compromisso com a eficiência”
Numa rede social, o novo chefe da Casa Civil de São Paulo falou sobre o trabalho a ser desenvolvido na pasta:
“Em todos os seus espaços de atuação, o Republicanos tem um compromisso com a eficiência na gestão pública e o cuidado com a população. É assim que vamos trabalhar na secretaria, levando políticas públicas de qualidade a todos os cantos de São Paulo. Agradeço a confiança do nosso presidente nacional Marcos Pereira, que me convidou para comandar o partido no estado e apoia incondicionalmente o trabalho desenvolvido desde 2023”, escreveu Carneiro.
Carneiro assume o lugar que era ocupado por Arthur Lima, que passa a comandar a Secretaria de Justiça.