Política

Cardozo espera que preparem pedido de impeachment de Temer se não cumprir meta

Já o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa afirmou que o seu entendimento é de que a meta de resultado primário é para o setor público como um todo e não apenas a do governo central

Cardozo espera que preparem pedido de impeachment de Temer se não cumprir meta Cardozo espera que preparem pedido de impeachment de Temer se não cumprir meta Cardozo espera que preparem pedido de impeachment de Temer se não cumprir meta Cardozo espera que preparem pedido de impeachment de Temer se não cumprir meta
Cardozo usou como argumento que o não cumprimento da meta fiscal do setor público consolidado deverá basear um pedido de impeachment ao presidente em exercício Foto: Agência Senado

Brasília – O advogado de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff usou como argumento durante a sessão de hoje que o não cumprimento da meta fiscal do setor público consolidado, que inclui estatais, estados e municípios, deverá basear um pedido de impeachment ao presidente em exercício, Michel Temer. “O governo interino está abrindo mão de cumprir a meta. Com essa interpretação dominante, essa interpretação de abandono da meta primária, tenho certeza que já estão preparando um pedido de impeachment do novo governo”, disse José Eduardo Cardoso.

Em resposta, o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa afirmou que o seu entendimento é de que a meta de resultado primário é para o setor público como um todo e não apenas a do governo central. Ele disse, ainda, que se um ente não cumpre a meta, o outro tem que compensa-la. “Me causou surpresa a recente declaração de que o governo em exercício só tem compromisso com a meta da União. Se isso ocorrer, é uma inovação”, respondeu.

O economista disse ainda que a Controladoria-Geral da União entende que a meta fiscal a ser cumprida pelo governo é a do setor público consolidado e que isso já foi alvo de questionamentos anteriores. “Acho que essa mudança é possível, mas tem que estar explicitamente na lei e essa não é a redação atual”, esclareceu.

Desentendimento

Com uma fala irônica, a advogada de acusação, Janaína Paschoal, questionou o período em que Nelson Barbosa participou do governo.

Ainda no início dos seus questionamentos, a advogada teve um desentendimento com o advogado de defesa. Cardozo chamou Janaína de “amiga”, durante sua fala. Em resposta, ela afirmou que: “na verdade, nos conhecemos agora”.