Política

Cerca de 500 são presos em protesto em Hong Kong

Cerca de 500 são presos em protesto em Hong Kong Cerca de 500 são presos em protesto em Hong Kong Cerca de 500 são presos em protesto em Hong Kong Cerca de 500 são presos em protesto em Hong Kong

Hong Kong – A polícia de Hong Kong prendeu 511 pessoas nesta quarta-feira após dezenas de milhares se juntarem a uma marcha na ex-colônia britânica para pressionar por democracia.

As forças policiais entraram em ação por volta das 3h local (21h de Brasília) no Central – bairro de Hong Kong que abriga numerosos bancos e shoppings – para retirar manifestantes que haviam decidido permanecer no local.

Muitos manifestantes partiram voluntariamente, mas outros se deitaram no chão e foram arrastados até os ônibus preparados para retirá-los do local. Um por um, os que resistiram foram “detidos por obstrução e ameaça à segurança dos pedestres”, informou um oficial da polícia.

Os protestos ocorrem anualmente no primeiro de julho, que é um feriado público em Hong Kong e marca a entrega de Hong Kong de Londres para Pequim. Tradicionalmente, o dia é marcado por protestos. Neste ano, o foco dos manifestantes levou em conta um documento divulgado pelo gabinete da China no mês passado, o qual dizia que a autonomia de Hong Kong não é inerente, mas autorizada pelo governo central de Pequim.

Nesta semana, cerca de 800 mil moradores votaram em um referendo informal que tem como intenção apoiar uma democracia completa, mas Pequim denunciou o referendo como uma farsa política.

A China prometeu que os habitantes de Hong Kong poderão escolher o executivo local em 2017, embora tenha deixado claro que vai manter o controle sobre as candidaturas, uma condição que ativistas pró-democracia consideram inaceitável. Fonte: Associated Press.