Política

CGU firma 'memorando de entendimento' com empresa suspeita de pagar propina

CGU firma ‘memorando de entendimento’ com empresa suspeita de pagar propina CGU firma ‘memorando de entendimento’ com empresa suspeita de pagar propina CGU firma ‘memorando de entendimento’ com empresa suspeita de pagar propina CGU firma ‘memorando de entendimento’ com empresa suspeita de pagar propina

Curitiba e São Paulo – A Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a SBM Offshore – gigante holandesa de aluguel de plataformas de petróleo – anunciaram nesta terça feira, 17, que firmaram ‘memorando de entendimentos’.

O documento contém a base para discussões entre a empresa, a CGU e a AGU para “um potencial acordo mutuamente aceitável”. Pelos termos do pacto, a SBM deverá fornecer “informações relevantes” para as investigações da Controladoria-Geral da União.

A SBM está sob investigação por suspeita de pagamento de propinas para funcionários da Petrobras. A empresa holandesa teria corrompido autoridades de vários países em troca de contratos milionários em sua área de atuação. Entre 2005 e 2011, segundo denúncias de um ex-funcionário, a SBM teria desembolsado US$ 250 milhões em propinas, inclusive para ex-dirigentes da estatal petrolífera brasileira.