Sergio Meneguelli terá pelo menos três secretários do PMDB

Por Weverton Campos ([email protected])

O prefeito eleito de Colatina, Sergio Meneguelli (PMDB), terá ao menos três secretários do quadro do seu partido. As pastas comandadas pelos peemedebistas serão Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Interior. Meneguelli estuda fundir Agricultura e Interior em uma só, mas estaria sofrendo algumas resistências. Caso isso aconteça, nada impede que o PMDB fique com alguma Superintendência. Outras secretarias que o prefeito, em princípio, pretende unificar são Administração e Recursos Humanos e também Planejamento e Finanças. Em conversa com a coluna, Meneguelli afirmou que, apesar de ainda só ter anunciado o nome da secretária Municipal de Educação, Jussara Richa, só deve anunciar o restante do secretariado no início da semana que vem. Até lá, seguem as conversas com lideranças.

Maioria

Apesar de nenhum dos 15 vereadores eleitos ser do PMDB, Sergio Meneguelli acredita que terá o apoio de todos. “Temos feito vários diálogos e não tive notícias de que alguém vá fazer oposição. Fui vereador por 18 anos e vou respeitá-los”, garante o prefeito eleito, que diz ter todo o apoio do governador e correligionário Paulo Hartung (PMDB) e de parlamentares como Josias da Vitória (PDT), Hudson Leal (PTN), Luzia Toledo (PMDB), Paulo Foletto (PSB) e Rose de Freitas (PMDB).

Contrariedade

A diplomação do candidato a prefeito que ficou em segundo lugar nas eleições de Fundão, Adriano Ramos (PMN), repercutiu negativamente na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Enivaldo dos Anjos (PSD) tachou a decisão judicial como absurda. ““Esse juiz marcou a solenidade na calada da noite sem que ninguém soubesse de nada e diplomou o segundo colocado. Isso não existe”, disparou. Guerino Zanon (PMDB) e Josias da Vitória (PDT) também criticaram a decisão.

Só tucano

A considerada maior bancada de vereadores tucanos no Espírito Santo foi diplomada nesta última segunda-feira (19), em Rio Novo do Sul. Além dos vereadores Joventino, Carlinhos, Rodolpho e Jocenei, o vice-prefeito eleito, Emílio Mameri Neto, também é do PSDB.

Pesar

O presidente estadual do PSDB, Jarbas Ribeiro de Assis Jr, anunciado como secretário de Saúde de Vila Velha por Max Filho (PSDB), divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do prefeito de Muqui e correligionário Aluísio Filgueiras. “Em sua trajetória política, Aluísio contribuiu de maneira exemplar para o desenvolvimento social e humano, pautando sua vida pela ética e retidão”, disse.

Tragédias

A coisa não está fácil para os prefeitos do Espírito Santo. Em julho, Agamir Araújo (PRP), o Guima, sofreu um acidente. Em novembro morreu Jorge Donati (PSDB), chefe do Executivo de Conceição da Barra. Na semana passada, Guima foi sequestrado e a prefeita de Rio Novo, Maria Albertina (PMDB), soterrada. Agora, Aluísio morre.