Malta considerou visita de Maia inexpressiva

A passagem do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM) pelo Espírito Santo, nessa sexta-feira (1º) causou reboliço no meio político capixaba. O senador Magno Malta (PR) disse que não acompanhou  a agenda por considerar a visita inexpressiva. “Maia veio ao Espírito Santo cumprir agenda de vereador e a viagem dele vai custar mais que a obra inaugurada”, disse Malta.

Lideranças: ausentes
Os deputados federais Carlos Manato (SD) e Lelo Coimbra (PMDB) participaram de praticamente toda a agenda de Rodrigo Maia em solo capixaba. Evair de Melo (PV) participou do almoço e da reunião com o setor de rochas ornamentais. Os outros parlamentares justificaram a ausência alegando incompatibilidade de agendas.

Imprevisível
Não estava na agenda, mas, Rodrigo Maia fez um corpo a corpo e mais perto do horário de retorno à Brasília, resolveu atender a imprensa, embora a assessoria tivesse avisado que isso não aconteceria. Muito simpático, Rodrigo Maia distribuiu sorrisos e respostas “ensaiadas”, para a alegria de muitos.

Sem prioridade
A aproximação do governador Paulo Hartung (PMDB) com Rodrigo Maia já causa desconforto no ninho demista. Tem liderança política do partido aqui no ES que garante que o presidente nacional da sigla não faz gosto da ida de PH para lá. “Hartung pode até vir para o DEM, mas, deve saber que não será prioridade no partido”, disse uma liderança, com exclusividade à Coluna.

Sertes tem novo presidente
Aconteceu nessa sexta-feira (1º) a eleição e posse do presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo (Sertes). O Presidente eleito por unanimidade foi Fernando Machado Ferreira, representante da Televisão Vitória/ Record TV, Rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News, para o período de 01/09/2017 a 11/1/2019, quando se finda o mandato da atual diretoria. Fernando Machado destacou que pretende dar o devido destaque ao Sindicato, que tem função importantíssima para o mercado da Comunicação no Estado.

SERTES

Na foto: Angela Teixeira de Carvalho (Vice-Presidente), Fernando Machado Ferreira (Presidente)
e Helder Luciano de Oliveira (Diretor Financeiro)

Marco Feliciano pregador
Tudo certo para a vinda do deputado federal Marco Feliciano (PSC) ao ES neste sábado (02). O parlamentar vem na condição de membro da Executiva Nacional do partido e vai se reunir com a executiva estadual, presidentes do partido nos municípios, vereadores e pré-candidatos as eleições de 2018. O presidente do PSC ES, vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida adiantou que Feliciano vai ficar no Estado o dia inteiro e que à noite participa como pregador em evento evangélico na Prainha.

Ajuste fiscal capixaba em destaque
As medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo do Estado, desde o início de 2015, para retomar o equilíbrio das contas estaduais foram destaque no seminário “A crise fiscal e seus impactos sobre a sociedade”. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, nessa sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, o seminário reuniu representantes dos diferentes níveis de governo para debater como cortes no orçamento podem afetar a oferta de serviços públicos.

Mudança estratégica
A ex-deputada Lúcia Dornellas esta saindo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). Para o lugar de Lúcia vai a ex-prefeita de Viana Solange Lube. Lúcia deve assumir a Subsecretaria de Estado dos Direitos Humanos.
Um espaço estratégico na secretaria que cuida também do Ocupação Social.  Com isso Lúcia ganharia mais visibilidade para uma eventual disputa em 2018. Vale lembrar que a ex-deputada está no governo desde o inicio do mandato a convite do próprio governador Paulo Hartung.