Prefeito Juninho reúne 16 vereadores e assina decreto para a Saúde

O prefeito Juninho, de Cariacica conseguiu reunir nada menos que 16 vereadores nessa sexta-feira (29) para assinar um decreto que determina a gratificação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, por produtividade. Segundo Juninho, desde a instalação do ponto eletrônico, há cerca de 40 dias, os profissionais começaram a cobrar melhoria salarial, e alguns chegaram a pedir exoneração. Para não desfalcar ainda mais o quadro e com dificuldade de conceder reajuste por conta do orçamento apertado, a prefeitura decidiu gratificar os servidores que cumprirem toda a carga horária. “O principal objetivo desse decreto é atender melhor a população”, declarou Juninho.

Fiscalização
O Vereador Wanderson Marinho vai fazer uma blitz nos Agências Bancárias de Vitória para verificar o cumprimento das Leis de sua autoria. Uma obriga a instalação de banheiros masculinos e femininos, e bebedouros de água potável, nas instituições. A outra obriga esses estabelecimentos a disporem de vigilantes do sexo feminino para fins de revista, regular ou eventual, em pessoas do mesmo sexo e seus pertences. Se é Lei tem que cumprir!

Novas instalações
A partir da próxima segunda-feira (02), a Câmara Municipal de Viana estará em novo endereço. A nova estrutura possuiu banheiros para cadeirantes; plenário que comporta 50 pessoas sentadas, um gabinete acessível, os gabinetes dos vereadores da Mesa Diretora e o setor administrativo. Os demais gabinetes funcionam no anexo, onde era o setor administrativo da Câmara.

Deixa a Caixa
O deputado federal Marcus Vicente (PP) passou a sexta-feira (29) em Alfredo Chaves para defender a permanência da Agência da Caixa Econômica Federal na cidade. A Instituição pretende fechar a agência no local. Segundo Vicente, nessa semana ele já havia entregado ofício ao presidente do Banco Gilberto Occhi em Brasília, reforçando o pedido do prefeito Dr. Fernando Lafayette (PSB) e do vereador do PP Primo Bergami.

Sem reservas
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) quer a suspensão imediata do processo seletivo para provimento de diversos cargos da área de Saúde. De acordo com a ação movida pela Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, o município deixou de reservar vagas para pessoas com deficiência. Isso fere princípios constitucionais e orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), que prevê a destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Diante disso, o MPES pede a declaração de nulidade do edital, além da reabertura das inscrições pelo prazo mínimo de cinco dias úteis, para que os candidatos com deficiência possam se inscrever na condição pertinente.

Desburocratização para empreender em Anchieta
Tramita na Câmara de Anchieta proposta do vereador Renato Lorencini (PSB) de criação da Comissão Especial de Desburocratização e Empreendedorismo para analisar e propor reformulações nas leis do município, diminuindo os obstáculos para empreender na cidade. “É possível simplificar processos e prazos para a abertura de negócios. Neste momento de dificuldade financeira é preciso ser atrativo aos potenciais investidores de nosso município”, diz o vereador.

Escola Viva em Aracruz
O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB) está feliz da vida porque Aracruz vai ganhar uma escola viva. “Ao todo, serão mais 15 escolas, no Estado inteiro, e Aracruz foi escolhida pelo governador, a partir de um pedido nosso, para ser contemplada. É uma conquista muito grande para nossa cidade”. Erick começou sua carreira política em Aracruz, como vereador.