Em reunião secreta, Paulo Hartung anuncia que não disputará reeleição

O governador Paulo Hartung (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (09), em reunião a portas fechadas com o secretariado, que não disputará a reeleição. O anúncio surpreendeu porque Hartung vinha numa sucessão de inaugurações de obras e assinaturas de ordens, atos típicos de quem precisa aproveitar o tempo que antecede o período eleitoral. No entanto, o governador se antecipou e alertou que não ficará de fora do processo eleitoral, até porque, segundo ele, a política está dinamizada e não “cabe mais nomes e sim projetos”.

Hartung dentro do processo eleitoral
Embora, a nota oficial da Superintendência de Comunicação do Estado, tenha citado que Paulo Hartung “não manifestou apoio político a nenhum pré-candidato”, o governador disse, no encontro com os secretários, que assim que o quadro estiver definido, seu grupo político vai escolher se apoia e quem apoia no pleito de 2018. Vale lembrar que em abril, quando decidiu que permaneceria no MDB, Hartung citou nomes que poderiam sucedê-lo no Palácio Anchieta. Entre os nomes estavam o vice-governador César Colnago, o ex-secretário de Segurança Pública, André Garcia, os deputados estaduais, Amaro Neto e Erick Musso e o federal, Sérgio Vidigal.

Cancelada reunião sobre a Ferrovia
As discussões em torno da construção da Ferrovia que vai ligar o Espírito Santo a Minas Gerais, foram alçadas a outro patamar. A informação é da coordenação da Bancada Federal Capixaba. Em nota oficial, a coordenação informou que a reunião aconteceria na manhã desta segunda-feira (09), foi suspensa, em virtude de manifestações recentes do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A nota diz ainda que houve um acordo com entidades capixabas para suspender o encontro e que, agora o diálogo será com ministros e a Presidência da República.

Findes não se pronuncia
Na tarde desta segunda (09), a Findes, que estava entre as entidades envolvidas na discussão sobre a Ferrovia Vitória x Minas, informou por meio da assessoria, que não se pronunciaria sobre o cancelamento da reunião.

Contas de 2017 de Hartung tem parecer pela aprovação
Na manhã desta segunda (09), o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) emitiu parecer pela aprovação da Prestação de Contas Anual, referente ao exercício de 2017, do governador Paulo Hartung. Por maioria, o Plenário acompanhou o voto do relator, conselheiro Rodrigo Chamoun. Acompanharam o voto, o conselheiro Sergio Manoel Nader Borges e a conselheira-substituta Marcia Jaccoud Freitas. O conselheiro Domingos Augusto Taufner divergiu parcialmente e o membro substituto João Luiz Cotta Lovatti votou pela rejeição.

Determinações e recomendações
As determinações e recomendações constantes do voto do conselheiro Rodrigo Chamoun, principalmente, da necessidade de aprimoramento do controle dos recursos de royalties, participações especiais e Fundo Especial do Petróleo, bem como da situação deficitária do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos Servidores do Estado do Espírito Santo. O parecer pela aprovação das contas do Estado, agora segue para votação da Assembleia Legislativa.

Flores em debate na Ales
O cultivo de flores no Espírito Santo tem se mostrado uma atividade com grande potencial e uma alternativa de geração de renda às famílias que vivem no meio rural. Em virtude disso, a deputada Janete de Sá, presidente de Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, convidou representantes de uma empresa do setor, Associação de produtores de flores e plantas ornamentais na região Sul/Caparaó, para falar sobre o trabalho desenvolvido na região. O assunto vai ser discutido neste terça-feira (10), à partir das 10hs, no auditório Judith Castelo.