Ministros do STF determinam arquivamento de inquéritos contra Ricardo Ferraço

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram o arquivamento de inquéritos para investigar fatos relacionados a três senadores. Entre eles, o capixaba Ricardo Ferraço (PSDB). Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes entenderam que mesmo com a prorrogação do prazo de investigação, não foram produzidos elementos suficientes para a apresentação de denúncia. Ferraço seria investigado por suposto recebimento de contribuição de campanha não declarada à Justiça, o que configura crime de falsidade ideológica eleitoral. O inquérito foi instaurado a partir de declarações prestadas por antigos funcionários da Odebrecht.

PF e MPF pediram prorrogação de prazo 
O ministros Luís Roberto Barroso disse que concedeu, tanto à Polícia Federal, quanto ao Ministério Público Federal (MPF), todos os prazos solicitados para a conclusão das investigações e a apresentação de relatório policial, mas isso não aconteceu. Outros dois senadores, de outros estados, também terão os inquéritos arquivados por determinação do STF. A Coluna procurou o senador Ricardo Ferraço para que ele se manifestasse sobre a decisão, mas ainda não teve retorno.

À Justiça pela Ferrovia
Enquanto isso, no Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung (MDB) reuniu a imprensa para avisar que vai ingressar com uma ação na Justiça Federal para suspender a decisão da União, que prevê a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) como contrapartida à antecipação da renovação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas. Segundo Hartung, a decisão do Governo Federal de condicionar a antecipação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas à construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) foi política, desrespeitando critérios técnicos e legais previstos na lei que estabelece diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário.

Lelo entrega toneladas de leite a entidades
O deputado federal Lelo Coimbra (MDB) entregou, nesta terça-feira (03), 26 toneladas de leite em pó para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Pestalozzi. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.

ZPE em Kennedy
A criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Porto Central de Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo, foi aprovada nesta terça-feira (03) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Relatora da matéria, a senadora Rose de Freitas (Podemos) recomendou a aprovação do projeto do senador Sérgio de Castro (PDT). O texto segue para decisão terminativa na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Equilíbrio
Ainda sobre a Zona de Processamento de Exportação, Rose de Freitas declarou que “os incentivos oferecidos pela ZPE proporcionam às empresas ali instaladas condições mais equilibradas para concorrer no mercado internacional. Além disso, as ZPE´s viabilizam o aumento do valor agregado das exportações, assim como contribuem para a geração de emprego e para a redução de desequilíbrios de desenvolvimento entre regiões”.

Embate na Ales
Lamentável o embate entre os deputados estaduais  Sergio Majeski e Erick Musso, presidente da Assembleia Legislativa (Ales), na primeira sessão ordinária desta terça (03). Mesmo entendendo as ponderações dos parlamentares, a imagem que ficou para quem acompanhava a reunião, foi de uma parlamento em pé de guerra. Os discursos foram recheados de deboches e grosserias, com direito a correção de pronúncia da língua portuguesa.