Prefeitura de Itapemirim realiza encontro de Gestores Municipais de Educação

Nessa terça (10), os gestores da rede municipal de educação em Itapemirim participaram de um encontro com a Secretaria de Educação e o prefeito Dr. Thiago. Em um café da manhã descontraído no restaurante 235, localizado na praia de Itaipava, os diretores puderam interagir mais diretamente com os presentes. Com o objetivo de apresentar o planejamento do segundo semestre deste ano, o secretário da pasta, Júlio César de Alvarenga convidou os pares para literalmente, compor esta mesa de debates.

Encontro de Gestores de Educação II
Na ocasião também foi apresentada a implantação do sistema de gestão acadêmico em todas as unidades educacionais do município. Trata-se de de um Sistema de Informação para gerenciamento dos dados das escolas, para gestão da SEME (Transporte, Merenda, Censo Escolar) e para que todos pais e alunos possam ter acesso às informações acadêmicas dos alunos através da web. Na oportunidade, Dr. Thiago apresentou reestruturação do plano de carreiras e cargos de magistério no município que tem como foco a valorização da classe com melhorias salariais e garantias para os servidores do quadro. Segundo o prefeito “Educação nunca foi um gasto, mas sim um investimento”.

Senado dá rasteira em rádios comerciais 
O Senado aprovou, nessa terça (10), o projeto que aumenta a potência das rádios comunitárias. A redação final prevê a ampliação de 25 para 150 watts – o texto original previa ampliação para 300 watts. Pela proposta, haverá também aumento do número de canais disponíveis em cada localidade, de um para dois. Cabe destacar que há uma denúncia parada no Congresso Nacional, de que essas rádios são administradas por fundações comandadas por “testas de ferro” de políticos.

Votação simbólica
A votação do projeto que aumenta a potência das rádios comunitárias foi simbólica, mas a Coluna perguntou qual o posicionamento dos senadores capixabas sobre o tema. Ricardo Ferraço (PSDB) votou favorável à proposta. Os senadores Magno Malta (PR) e Rose de Freitas (PODE) ainda não responderam. Segundo interlocutores, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, fez um acordo com rádios comunitárias e piratas de seu estado, e em outros estados, de olho nas eleições 2018. Para garantir a aprovação forçada do projeto, Eunício fez uma espécie de “combinado” com líderes partidários.

Aprovado regime de urgência do projeto de anistia a militares
O requerimento de urgência para colocar em votação o projeto de anistia dos policiais militares, aguardava desde dezembro de 2017, a boa vontade do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) para ser colocado em votação. O pedido é do deputado capixaba Carlos Manato, que nessa terça (10) conversou com Maia, para que a urgência entrasse na pauta desta quarta-feira (11), desde que o próprio Manato presidisse a sessão e negociasse com os parlamentares. Manato negociou com líderes de diversos partidos e garantiu a aprovação do regime de urgência, em votação simbólica, por unanimidade.

Tem que votar
Com a aprovação da urgência, o presidente da Câmara é obrigado a colocar o texto em votação no plenário, no prazo de 15 sessões ordinárias. O que daria mais ou menos um mês e meio de espera. Mas, como a partir da próxima terça (17) começa o recesso parlamentar, o prazo que passa a ser contado a desta quinta (12) , terá uma pausa de cerca de 20 dias. O projeto de anistia deve beneficiar cerca de 700 policiais militares capixabas, que participaram do movimento. Eles deixariam de responder a processo e não poderiam ser punidos por conta da greve.

Reciclagem
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Venécia vai realizar um evento para recolher todo o lixo eletrônico. O recolhimento acontecerá nos próximos dias 16 e 17. Quem tiver em casa, equipamentos antigos como celulares, carregadores, monitores, Cd’s, rádios, liquidificadores, dentre outros eletrônicos, deve levar o material até a Praça Adélio Lubiana, das 9h às 17h. Segundo a prefeitura, todo material recolhido será levado para uma empresa em Linhares, especializada em reciclagem de materiais eletrônicos.