Rose de Freitas diz que não é novidade a decisão de Hartung e deseja felicidade

A senadora Rose de Freitas (Podemos), pré-candidata ao governo do Estado e principal adversária de Paulo Hartung (MDB), se manifestou sobre a declaração do governador. Rose deixou o MDB em abril, para evitar o embate com Hartung na convenção do partido. Segundo a senadora, o governador tomou uma decisão de foro íntimo, e ressaltou que ele já havia se manifestado nessa direção.

Felicidade a ele
Rose desejou que a decisão de Paulo Hartung “traga felicidade à vida dele”. Por outro lado, lideranças políticas de várias siglas partidárias se manifestaram ao longo do dia, declarando que o governador está preparando uma surpresa para as próximas semanas, quando começam as convenções. Vale destacar que o prazo final para o registro de candidaturas é 15 de agosto, e até lá muita coisa pode mudar.

Encontro com Casão
Na próxima quinta-feira (12), outro pré-candidato, Renato Casagrande (PSB), terá um encontro com um bloco de partidos, para tentar amarrar uma aliança. Entre as siglas está o PTC, de Reginaldo Almeida, que afirmou que a reunião já estava marcada antes do anúncio de Hartung, de que não vai disputar a reeleição.

TCES determina suspensão de chamamento público
A prefeitura de Cariacica foi obrigada a suspender o chamamento público para a escolha de uma Organização Social (OS), que deveria administrar o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage. A decisão é do conselheiro Domingos Tauffner, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), que além de determinar a suspensão imediata, ainda deu prazo até o próximo dia 16 para o município apresentar respostas a vários questionamentos. A suspensão do chamamento está no Diário Oficial de Cariacica, desta terça-feira (10).

Irregularidades e superfaturamento?
Segundo a Ação Cautelar protocolada pelo vereador Professor Elinho (PV), o Conselho Municipal de Saúde não reconhece as entidades inscritas, e diz que algumas delas respondem a processos na Justiça, o que as torna incapazes de participar do processo. O Conselho afirma ainda, que não foi consultado sobre o chamamento. Outra irregularidade apontada, se refere ao suposto superfaturamento do edital, no valor de R$ 30 milhões anuais.

CPI da Saúde não vinga
Ainda sobre a questão da Saúde de Cariacica, o vereador Professor Elinho diz que houve interferência do prefeito Juninho, com relação à tentativa de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Municipal, uma vez que desde outubro de 2017 o parlamentar tenta recolher nove assinaturas para a instalação do Colegiado, mas só conseguiu duas, incluindo a dele mesmo.

Inclusão em Linhares
Os vereadores de Linhares aprovaram por unanimidade, na sessão dessa segunda-feira (09), o projeto indicativo de autoria do vereador Tarcísio Silva, que trata da inclusão de assistentes sociais, psicopedagogos e psicólogos no quadro de profissionais de educação nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Linhares. Segundo o vereador, o projeto é importante devido à atenção que os estudantes podem ter com o ajuda desses profissionais. “Os alunos teriam o apoio dessa equipe para solucionar problemas na escola ou em casa e, assim, continuar ainda melhor seu aprendizado na escola”, explicou.

Uso correto do dinheiro público
A Câmara de Vila Velha aprovou em regime de urgência, na sessão desta segunda (09), o projeto da vereadora Dona Arlete (PSL), que prevê a obrigatoriedade de Programas de Integridade (Compliance) para empresas que vierem a celebrar contratos, consórcios, convênios e/ou parcerias com a Administração Municipal. A matéria agora seguirá para a sanção do prefeito Max Filho (PSDB). De acordo com Dona Arlete, a proposição busca garantir o uso correto e eficiente do dinheiro público e prevenir irregularidades que possam resultar em prejuízos financeiros, desvios de conduta e fraudes em contratos com valores acima de R$ 200 mil e com prazos de execução iguais ou superiores a seis meses.