Vereador de Cachoeiro é preso em Operação do MPES

O vereador de Cachoeiro de Itapemirim, Dário Silveira Filho, o Darinho da Saúde (PSDB), foi preso nessa quarta-feira (04), durante uma operação do Ministério Público Estadual (MPES). A Operação Panaceia 2 investigou um esquema de sonegação e venda de remédios roubados de farmácias do município. Segundo o MPES, o parlamentar está envolvido no caso. Darinho da Saúde e um funcionário de uma farmácia são os principais suspeitos de uma fraude fiscal de mais de R$ 100 milhões. As investigações, que começaram em 2015, apontam que medicamentos de uso controlado eram vendidos de forma indiscriminada, sem retenção da receita médica, nem emissão de notas fiscais.

Vereador cassado após “sumiço” de notebook
Em Nova Venécia, o vereador Ronaldo Barreira (SD), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPES), pelo suposto crime de peculato. Ele é acusado de furtar um notebook da câmara. No início de janeiro de 2017, câmeras de videomonitoramento da Câmara Municipal flagraram o momento em que o parlamentar deixa a Casa com o equipamento, logo após presidir a sessão. No dia seguinte, o setor de Patrimônio da Câmara comunicou à presidência sobre a falta do notebook, que nunca foi devolvido. Uma comissão foi instalada para investigar o caso, e nessa terça (03), os parlamentares decidiram cassar o mandato de Ronaldo Barreira.

Vereadora de Linhares novamente afastada
Ainda falando sobre Câmaras municipais, a vereadora de Linhares, Rosinha Guerreira (PSDC), foi novamente afastada do cargo. Mesmo afastada desde fevereiro, Rosinha continua recebendo o salário de cerca de R$ 6 mil.
Em fevereiro, a parlamentar foi conduzida coercitivamente pelo Ministério Público Estadual (MPES), na Operação Salário Amigo, para prestar depoimento, por suspeita de cometer o crime conhecido como “rachid”. Na ocasião, Rosinha confessou que ficava com um percentual dos vencimentos da equipe do seu gabinete para ajudar o bairro que a elegeu. Nesta quinta (05), a defesa da vereadora disse que ela foi orientada pelo advogado anterior, a confessar para ganhar a liberdade. Ela chegou a ficar presa por cinco dias no presídio feminino de Colatina.

Programa Integra Itapemirim
Na manhã desta quinta (05) a Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência, realizou o programa Integra Itapemirim. O evento tem como objetivo principal demonstrar ao Poder Público e sociedade, as ações de controle, integridade e transparência adotadas pela Secretaria e, por consequência, os benefícios que estas medidas produziram para a população, com resultados e ações diretas e práticas. Prestigiando o evento, os deputados estaduais Marcos Mansur (PSDB), Janete de Sá (PMN) e José Esmeraldo (MDB), além do Deputado Federal Lelo Coimbra (MDB), discursaram recordando e reconhecendo o apoio que sempre prestaram à atual gestão, seja na Assembleia Legislativa ou junto ao Governo do Estado, que também possui bom alinhamento com a gestão de Dr. Thiago.

Deputada faz pedido a delegado
Em seu discurso, durante sessão da última quarta (04), a deputada Eliana Dadalto solicitou ao delegado Lorenzo Pazolini que não responsabilize a escola onde estudavam os irmãos carbonizados em Linhares. Segundo a parlamentar, os professores já são bastante sobrecarregados no sistema educacional com a grande demanda de estudantes. Na ocasião, a deputada tornou a cobrar a inserção de Equipe Multidisciplinar nas escolas públicas do Espírito Santo, um projeto antigo de sua autoria que visa a contratação de psicólogos e assistentes sociais no quadro de profissionais da Educação.