“Terceira via não cresce. É final de campeonato, são duas torcidas jogando”

Filiação de Contarato ao PT

O senador baiano Jaques Wagner (PT) não acredita que as eleições de outubro tenham espaço para uma terceira via. Citou a polarização das últimas eleições e disse que ela deve se repetir em outubro deste ano. “Pela fotografia de hoje, a terceira via não cresce. É final de campeonato, são duas torcidas jogando. No mundo inteiro é assim. Bote quantas vias quiser e vamos ver quem fica”.

Wagner esteve ontem no Estado para participar, presencialmente, da filiação do senador Fabiano Contarato ao PT. O evento foi online, mas contou com alguns convidados para o ato de filiação. O ex-presidente Lula participou de modo virtual, juntamente com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.

Após o ato de filiação, Wagner deu entrevista e, ao ser questionado sobre a terceira via, fez um paralelo com as eleições anteriores e sinalizou que a tendência é que o próximo pleito seja polarizado. “Terceira via foi uma coisa inventada agora. Em 1989, foram 13 candidatos”, disse ele, citando em seguida as eleições posteriores foram todas com polarização.

“O problema é que quem foi deslocado da eleição de 2018 começou a falar de terceira via, essa que é a verdade. De repente quiseram criminalizar o PT e acabaram criminalizando a política. E inocularam o vírus do ódio na política. Aí entrou uma figura que está aí acabando com o Brasil. Mas não foi ele quem plantou isso (ódio). Quem plantou foi quem perdeu a eleição em 2014 e já começou a desconfiar da urna. Depois montaram aquele circo de horror para fazer o impeachment de quem nunca cometeu crime. Aí agora está todo mundo arrependido. Falam tanto que o PT precisa fazer mea-culpa, não vejo ninguém fazendo a deles”, disse Wagner.

O senador baiano Jacques Wagner participou da filiação

Questionado qual era o melhor cenário para o PT numa possível disputa de Lula no segundo turno, se Bolsonaro ou Sergio Moro, Wagner respondeu: “Prefiro ganhar no primeiro turno”. Também amenizou sobre a aproximação de Lula e Alckmin, antigo adversário: “A gente não ganha eleição fazendo sanduíche de pão com pão, tem que colocar alguma coisa no meio. Do contrário, não tem graça”.

Federação

Segundo Wagner, a decisão já está tomada com relação a formar uma federação com o PSB e outros partidos (PCdoB e PV também devem entrar). Mas que falta acertar detalhes nos estados. No Espírito Santo já está definido que, se a federação vingar, Casagrande tem a preferência para disputar, caso queira, a reeleição. “A decisão está tomada. Lula é totalmente a favor. Acho que a federação é um dos caminhos para ter a diminuição no número de partidos. Na minha opinião, vai dar certo”, disse o senador baiano.

Mas, caso não vingue, o PT já trabalha com a candidatura de Contarato ao governo do Estado e, se depender do recém-filiado, disposição não vai faltar. “Quem vai debater a candidatura ao governo é a presidência nacional. Mas, eu estou disposto a atuar onde o partido mandar e concorrer ao governo do Estado não está fora. Estou aqui para contribuir. Acho que o Espírito Santo merece debater, merece ter uma candidatura progressista, acho positivo para uma democracia. Estou à disposição”, disse Contarato.

Filiação

Lula no telão

Dirigentes estaduais e nacionais do PT não pouparam elogios a Contarato durante o ato de filiação que ocorreu nessa sexta-feira (28). Os discursos foram unânimes de que o senador chega para ajudar o partido. Um telão foi instalado no local para acompanhar os discursos virtuais que lembraram momentos de Contarato no Congresso, como das vezes que participou da CPI da Covid.

Contarato levou a família – esposo e os dois filhos – para acompanhar o evento e se emocionou durante as falas de Lula. “Não é todo dia que nasce no Espírito Santo e no Brasil um político do caráter de Contarato”. Lula disse ainda que vestiu um paletó novo somente para a filiação do capixaba e que não estenderia o tapete vermelho para Contarato, não. “Estou colocando meu coração no chão para você pisar”, disse Lula.

Contarato começou seu discurso agradecendo a Deus, mas fez questão de frisar que o Deus que ele conhece não é o que está “acima de todos” mas sim “entre nós” – numa referência ao lema do governo Bolsonaro “Deus acima de todos”. Depois admitiu que entrava no partido por identificação ideológica: “Eu sempre fui petista”. Contarato se elegeu pela Rede.

Contou também que em 27 anos como delegado, nunca foi ameaçado de morte, mas que bastaram quatro meses como senador, para que recebesse ameaças. Terminou fazendo um apelo para que Lula venha visitar o Espírito Santo.

***

No ponto fraco

Lula, como animal político que é, e sabedor que o sentimento antipetista em terras capixabas é forte, tratou de começar a conquistar os eleitores mexendo com o brio da terra, citando a moqueca. Durante discurso online que fez para saudar a chegada do senador Fabiano Contarato ao PT, disse que tinha que voltar ao Estado. “Porque voltar ao Espírito Santo significa que eu vou comer moqueca. E moqueca é capixaba, o resto é peixada”. O senador baiano Jaques Wagner deu um sorriso amarelo. Bahia e Espírito Santo disputam qual faz a melhor moqueca.

 

No ponto forte

Em seu momento de discursar, o senador baiano Jaques Wagner disse que Contarato é terno e ao mesmo tempo firme, que faz juz à frase atribuída a Che Guevara: “É preciso endurecer, mas sem perder a ternura” e que ele é “todo fortinho”, citando que o senador faz musculação diariamente.

Filha de Contarato faz o “L” de Lula com os dedinhos

Filha de Contarato já sabe até fazer o “L”

A filha de Contarato, Mariana, de 3 anos, ao posar para a foto de família, fez o “L” com os dedinhos lembrando o gesto de Lula. Contarato disse que não foi ele quem ensinou.