Eugênio Ricas e Paulo Hartung no PSD?

O superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, que ontem (10), pela primeira vez admitiu a possibilidade de disputar o governo do Estado, pode estar a caminho de se filiar ao PSD, caso decida mesmo deixar o comando da PF para disputar o pleito de outubro.

Segundo um interlocutor do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, Ricas foi convidado para ingressar ao partido, por meio de um amigo em comum. “Kassab fez uma conversa com Eugênio Ricas, por meio de um amigo do delegado. Mas foi só uma conversa. Mesmo assim a chance dele (Ricas) ir para o PSD é grande”, disse o interlocutor.

Durante entrevista que deu ao programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes” – a entrevista foi gravada na quarta-feira (09) e veiculada às 16 horas de ontem (10) na rádio Jovem Pan News Vitória – Ricas disse que após ser procurado por muitas pessoas passou a cogitar a possibilidade de disputar a eleição e que já tinha recebido o convite formal de quatro partidos para se filiar – todos com a garantia da legenda para disputar o Palácio Anchieta.

“Eu sou um apaixonado pela Polícia Federal. Trabalho na PF há quase 20 anos, nunca pensei, nunca cogitei sair da Polícia Federal. Tenho uma carreira exitosa, passei por vários estados, fui diretor em Brasília, estou como superintendente aqui, mas, em primeira mão para você, eu admito que estou pensando sim em ser candidato. Não tem martelo batido, é uma decisão muito difícil, que leva a consequências muito importantes do ponto de vista pessoal e profissional. Tenho conversado muito com minha família, com pessoas experientes, mas é uma possibilidade. É uma possibilidade que hoje existe”, disse Ricas no programa – o vídeo com a entrevista completa está aqui.

Embora não tenha revelado quais foram os quatro partidos que o convidaram – ele disse apenas que seriam partidos de centro-direita – a coluna apurou que, além do PSD, representantes dos partidos Avante, Patriota e Republicanos teriam conversado com o delegado, sendo que o Republicanos teria supostamente recuado de um possível convite de filiação a Ricas por conta da pré-candidatura do presidente da Assembleia, Erick Musso, ao governo do Estado também.

O partido, porém, que estaria mais próximo seria o PSD e por um motivo: a proximidade do ex-governador Paulo Hartung com a legenda e com o delegado, que já foi seu secretário de Controle e Transparência. Durante a entrevista, Ricas disse que Hartung o incentiva para a disputa. “Ele me estimula, não só ele, outras pessoas também, mas ele me incentiva. É uma grande liderança política, eu o admiro bastante. A gente conversa com certa frequência”, afirmou.

Hartung tinha uma agenda marcada para ontem com Kassab, mas, por estar em outros compromissos, não conseguiu ir. A agenda foi remarcada para a próxima segunda-feira. Nos bastidores, é grande a possibilidade de Hartung se filiar ao partido e, se ele for mesmo, deve levar, também, o ex-deputado Lelo Coimbra, que também já tem conversado com lideranças do PSD.

Hartung e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foram mencionados por Kassab como possíveis candidatos à Presidência da República caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, desistisse da corrida presidencial – o que ocorreu essa semana. Hartung também é constantemente lembrado para a disputa ao Senado.