Rigoni rumo ao Palácio Anchieta, peritos querem autonomia e deputado de volta à sala de aula

Rigoni lança pré-candidatura ao governo no dia 17

O deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil) lança sua pré-candidatura ao governo do Estado no próximo dia 17, em Vitória, e deve contar com a presença das principais lideranças nacionais do partido: o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, e o secretário-geral, ACM Neto.

A equipe de Rigoni ainda está acertando os últimos detalhes, como o local do evento, que deve ocorrer no período da noite. O novo partido – que nasceu da junção do DEM e do PSL – tem hoje a maior bancada da Câmara Federal e é a sigla mais cobiçada dos pré-candidatos da terceira via, já que vai ter muitos recursos para investir nas campanhas e muito tempo de rádio e TV para as propagandas eleitorais.

No Estado, outros pré-candidatos também querem o apoio do União, embora Rigoni já tenha deixado claro o interesse pela pré-candidatura ao governo. Mas, há algumas arestas a serem aparadas dentro do partido.

Uma das principais lideranças da nova sigla, que antes da junção comandava o PSL, coronel Alexandre Quintino é da base aliada do governo. E o ex-senador Ricardo Ferraço, que presidia o DEM, também tem se aproximado de Casagrande.

Nos bastidores, haveria uma movimentação de algumas lideranças do União para que o partido apoie Casagrande e indique o nome do vice na chapa – o cotado seria Ricardo Ferraço. Até abril, muitas águas vão rolar.

***

Peritos vão à Ales debater Polícia Científica

Representantes dos peritos da Polícia Civil terão espaço na Tribuna Popular da Assembleia Legislativa, na sessão dessa segunda-feira (07) e devem debater sobre autonomia funcional e melhores salários para a categoria. Eles vão ocupar o espaço da Tribuna Popular.

Os representantes da categoria e o sindicato já elaboraram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLC) para criar a Polícia Científica e regulamentar o funcionamento. Eles aguardam o aval do governo para remeter os projetos à Ales. Pelas propostas, a Polícia Científica sairia do guarda-chuva da Polícia Civil e ficaria subordinada diretamente à Secretaria Estadual de Segurança, o que já acontece em 19 estados, segundo os peritos.

A autonomia é um pleito antigo. Além de garantir um orçamento próprio, o que pode resultar em mais investimentos, também, segundo a categoria, garantiria independência para a realização do trabalho. Eles também querem melhores salários, já que afirmam que o salário do perito capixaba seria um dos mais baixos do país, em torno de R$ 5.500, inicial.

***

Violência contra a mulher em pauta

A Assembleia realiza nesta segunda-feira (07) e na próxima quarta (09) audiências públicas sobre violência contra a mulher e feminicídios no Estado. Hoje, a audiência será promovida pela Comissão de Cidadania e vai tratar da Lei Maria da Penha e da legislação estadual Jaciara da Silva – que concede aos filhos de vítimas de feminicídio atendimento psicológico. Será virtual e começa às 18h30.

Já na quarta, a audiência tem início às 14h, será em formato híbrido e terá a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Familiar e Doméstica. Vai debater o mapa da violência contra a mulher no Estado.

***

Semana delas

A presidente do Comitê Multipartidário de Mulheres do Espírito Santo, Neide Lima, lança na próxima quarta-feira (09) o livro “Estupros consentidos: em busca do amor”. A obra, que tem como pano de fundo a história real de uma mulher que viveu no Estado, trata sobre educação e abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, o papel da mãe solo, empoderamento feminino, entre outros temas. O lançamento será na Enseada do Suá, Vitória, às 18h30.

***

De volta à sala de aula

O deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder do governo Bolsonaro, passou no vestibular e vai cursar Agronomia no Ifes de Alegre. Numa postagem que fez em suas redes sociais, Evair disse que passou em quarto lugar. “Trinta anos depois, retornei à mesma sala de aula que estudei no Ifes de Alegre. Para muitos parecia só uma aventura ou um simples gesto para estimular a nova geração. Eu levei a prova a sério, me preparei e aí está o resultado. Nunca é tarde”, disse Evair.

O deputado disse que vai fazer o curso. “Só não vou raspar a cabeça, pois nem cabelo para isso eu tenho mais”, brincou o deputado. Evair é formado em Administração e faz parte, na Câmara Federal, da Comissão de Agricultura – setor onde tem reduto eleitoral.