Após críticas, Vandinho aparece em palanque com Casagrande

Crédito: Helio Filho/Secom

Não há um lema que se adeque mais às movimentações políticas em ano eleitoral que a máxima de que “a política é como nuvem”. “Você olha, está de um jeito. Olha de novo e já mudou”, dizem os políticos mais experientes para explicar as mudanças bruscas de posturas, arranjos e decisões no campo político.

Só mesmo essa analogia para explicar a presença do presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite, no palanque do governador em dois eventos oficiais ontem (06), horas depois da veiculação de sua entrevista em que, entre outras coisas, faz duras críticas ao governo do Estado e ao PSB, partido do governador Casagrande.

Vandinho foi com a comitiva do governador – de helicóptero e tudo – para Alto Rio Novo. Lá, Casagrande anunciou investimentos na ordem dos R$ 10 milhões em projetos de infraestrutura, educação, assistência social e segurança hídrica. Essa agenda ocorreu às 8h30.

Depois, às 11h30, Vandinho seguiu com o governador para Mantenópolis, onde foi anunciado o início das obras de implantação e pavimentação da Rodovia ES-320, no trecho que vai do entroncamento da ES-164 (São José de Mantenópolis) até Santa Luzia de Mantenópolis. As obras serão executadas pelo DER e vão contar com investimento de R$ 47,1 milhões. Também foram anunciados repasses para outros projetos.

Crédito: Instagram

Nas duas agendas, Vandinho esteve ao lado do governador, no palanque, aplaudindo as entregas. Ele chegou até a discursar – conforme registros da Secretaria de Comunicação do governo do Estado e das próprias redes sociais do deputado. “Ele discursou em todos os lugares e agradeceu ao governador por todo apoio que tem dado a ele. E listou a ajuda que recebeu”, disse uma liderança que também acompanhou os eventos.

A presença de Vandinho nos eventos oficiais gerou burburinhos por parte dos aliados do governador e deixou muita gente sem entender nada. Horas antes, mais precisamente às 16 horas de quinta-feira (05), foi ao ar entrevista de Vandinho ao programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz), em que, entre outras coisas, Vandinho disse que o governo prometeu ajudá-lo na formação da chapa, mas não cumpriu.

“O governo colocou que iria colaborar com pelo menos 30 mil votos e colaborou com zero. Quando alguém não cumpre um tipo de compromisso como esse, que é importante para o partido na chapa de federal, isso nos dá autonomia para tocarmos qualquer projeto que quisermos”, disse Vandinho.

O deputado, que comanda o PSDB no Estado, negou que o partido esteja fechado com Casagrande para as eleições. Questionado se hoje o ninho tucano era base aliada do governo, respondeu: “O PSDB tem uma harmonia, tem votado com o governo, mas não é uma aliança incondicional, não”. Disse também que o governo precisaria “se esforçar muito” para ter o apoio do PSDB em outubro e que o partido só fará parte do projeto se participar da majoritária, ou seja, com nome ao Senado ou a vice.

Questionado sobre sua participação ao lado do governador nos eventos, Vandinho minimizou. “São municípios que tenho muita penetração e emendas. Sobre o PSDB, tudo continua da mesma forma conforme conversamos”, justificou o deputado à coluna.

O dia inusitado gerou, porém, questionamentos ainda sem respostas: o que teria feito com que a nuvem de tempestade que estava formada sobre as cabeças de Vandinho e Casagrande se dissipasse dando lugar a um céu de brigadeiro? Vandinho foi atendido em suas lamentações? Ou apenas deu sinais trocados ao reclamar do Palácio Anchieta?

“Quem está zangado fala”

Alberto Gavini / crédito: Instagram

O presidente do PSB capixaba, Alberto Gavini, disse que procurou um interlocutor para agendar uma reunião com o deputado estadual Vandinho Leite, presidente do PSDB-ES, para a semana que vem. Gavini quer aparar as arestas com o partido que tem como aliado.

“Vandinho é um parceiro que está se aproximando do governo. Nós queremos o PSDB junto, em nosso projeto, vamos continuar conversando para ajustar. Vamos amarrar os bigodes”, brincou Gavini, justificando que o processo de montagem de chapa foi corrido e que não deu para atender todo mundo.

“Realmente, foi muito difícil para todo mundo montar as chapas. Foi muito tumultuado, mas ninguém teve a intenção de preteri-lo. Vandinho, com a experiência política que tem, tenho certeza que vamos conseguir acertar tudo. PSB tem interesse em manter o PSDB na base. Ele fez essa manifestação porque está zangado e quem está zangado fala”, disse Gavini.

O presidente socialista porém desconversou quando questionado sobre a possibilidade de atender ao pleito de Vandinho, que disse que o PSDB só apoia o candidato que der protagonismo ao partido no processo majoritário. “O vice é uma escolha do governador, não é do partido. E o debate para o Senado ainda tem tempo, vamos começar ainda a debater sobre isso”.