GIRO POLÍTICO: O pique de Casagrande, palanque apertado e manifestação pró-Lula em shopping

Haja pique!

Na última sexta-feira (06), o governador Renato Casagrande esteve em quatro municípios num intervalo de 14 horas para fazer entregas e dar ordens de serviço. Começou em Alto Rio Novo, logo no início da manhã, anunciando convênio para drenagem e pavimentação de ruas. Depois anunciou repasses para reforma do Cras da cidade e do Fundo Cidades.

De lá seguiu para Mantenópolis, onde assinou ordem de serviço para a pavimentação de estrada, construção do Creas, reforma de escola e construção de quadra de esporte e repasse ao Fundo Cidades.

Após pausa para o almoço, a terceira parada foi em Barra de São Francisco, com o anúncio de pavimentação de estrada, drenagem e pavimentação de ruas e também repasse ao Fundo Cidades. Casagrande encerrou o dia em Água Doce do Norte, anunciando a construção de uma escola, pavimentação e drenagem de ruas e também repasse ao Fundo Cidades.

Segundo Casagrande, os anúncios nos quatro municípios da região Noroeste correspondem a um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões. Teve político mais jovem que não aguentou o pique e parou na segunda agenda. E a oposição aponta que o governador já está em campanha.

***

Palanque pequeno

O palanque do governador nos quatro municípios em que passou na sexta-feira (06) ficou pequeno com tantos políticos – maioria pré-candidatos – participando. Aliados dizem que o palanque de Casagrande é igual coração de mãe, cabe todo mundo, mas deve ficar apertado quando começar a campanha eleitoral. Principalmente para os que pretendem disputar o Senado.

Na sexta, a senadora Rose de Freitas e o deputado federal Josias da Vitória dividiram o mesmo palco ao lado do governador. Os dois são cotados para disputar o Senado na chapa do governo do Estado. Mas, só há espaço para um.

***

Marcelo Santos defende Da Vitória ao Senado e Gilson Daniel para vice

Durante evento que está promovendo em várias regiões do Estado, o “DialogaES”, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) defendeu ontem (07) o deputado Da Vitória (PP) para a vaga de Senado e o ex-secretário estadual Gilson Daniel, presidente do Podemos, para a vaga de vice-governador na chapa de Casagrande.

“Esse camarada, se quiser, vamos empurrá-lo para ser vice-governador do Espírito Santo”, disse Marcelo apontando para Gilson que estava com ele, com Da Vitória e com Messias Donato no palco do evento. “Se você quiser ter um senador da República, um cara que tem coragem, disposição, é inteligente e está preparado para representar o Espírito Santo lá no Senado, Da Vitória, esse é o cara”, completou Marcelo, sendo aplaudido pela plateia.

No final do prazo de filiação, o Podemos conseguiu segurar o ex-secretário da Segurança Coronel Ramalho no partido após lhe garantir a vaga de Senado na disputa. Como é bastante improvável (quase impossível) que a chapa do governo tenha dois candidatos ao Senado, alguém (do Podemos ou do PP) vai ficar de fora.

***

Grupo pró-Lula faz manifestação em shopping de Vitória

Cerca de 150 pessoas, integrantes dos “Comitês Populares de Luta de Vitória” – grupos que apoiam o ex-presidente Lula –, fizeram na tarde de ontem (07) um flash mob (espécie de manifestação rápida, normalmente em lugares com grande concentração de pessoas) no Shopping Vitória, na Enseada do Suá.

Eles estavam reunidos na entrada e na escadaria do shopping que leva ao segundo piso quando um trompetista começou a tocar o jingle “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula…” Os manifestantes começaram a cantar o jingle e abriram uma bandeira enorme com a inscrição “Lula livre, Brasil livre”.

A manifestação durou cerca de 7 minutos, teve trenzinho entre os participantes e também de pessoas que faziam compras e passeavam no local. Nos vídeos também é possível ouvir vaias. Algumas pessoas também gesticularam negativamente.

Uma das coordenadoras da ação e de um dos comitês, Fernanda Tardin, disse que a manifestação começou com 150 pessoas e com a adesão espontânea de outras pessoas chegou a 300. “O trompetista começou a tocar e nós acompanhamos. Daí, quem estava no shopping, a grande maioria, aderiu e cantou junto. As vaias também ocorreram, mas infinitamente menores. E viva a democracia, a conscientização, a alegria! Precisamos despertar consciência e estancar esta guerra de ódio, que joga povo contra povo e leva o Brasil ao retrocesso. Vamos levar consciência e alegria para as ruas”, disse Fernanda.

***

Comitiva capixaba no lançamento de Lula

Uma comitiva do PT capixaba – formada pelo senador e pré-candidato ao governo, Fabiano Contarato; pela presidente do PT-ES, Jackeline Rocha; pela vereadora Karla Coser; pelo ex-prefeito João Coser, pela professora Célia Tavares, pelo ex-deputado Nunes, entre outros – participou do lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência da República.

No evento, também foi lançado o vice de Lula, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), que não compareceu ao evento por estar com Covid. Num discurso em vídeo, Alckmin disse que a receita “lula com chuchu” cai bem, fazendo referência ao apelido que tem de “picolé de chuchu”.

Já o ex-presidente Lula pregou a união de democratas para vencer “a ameaça do totalitarismo”, fez aceno para mulheres, negros, população LGBTQIA+ e evangélicos, citou a inflação, preço da gasolina e disse que para o país voltar a crescer precisa voltar à normalidade democrática.