GIRO POLÍTICO: Domingo tem eleição, julgamento sobre laranjas adiado e nada definido entre Psol e Rede

Domingo tem eleição em Itapemirim

Três candidatos disputam a Prefeitura de Itapemirim na eleição suplementar marcada para o próximo domingo (05). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou uma nova eleição após cassar a chapa do prefeito eleito Thiago Peçanha e do seu vice, Niltinho Santos, por abuso de poder político. A Justiça considerou ilegais as nomeações feitas na prefeitura em 2020 por Peçanha.

Niltinho (PSDB) inclusive é um dos candidatos. Como ele não perdeu os direitos políticos com a cassação – como ocorreu com Peçanha –, ele disputa a prefeitura e tem na chapa, como vice, Rogério Paresqui (MDB). Em suas redes sociais e em discursos, ele tem tentado dissociar sua imagem à do ex-prefeito Peçanha.

Outro candidato é o prefeito interino Zé Lima (PDT), que tem na chapa Carlinhos de Bricio (Republicanos) como vice. Em 2020 Zé Lima foi eleito vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, porém, com a cassação do prefeito e do vice, assumiu o comando do município interinamente. Logo que assumiu, gerou polêmica ao nomear a esposa e o irmão para estarem à frente de secretarias do município.

O terceiro candidato é Dr. Antônio (PP) com o vice Fabio Dagata (PSB). Dr. Antônio chegou a disputar a prefeitura em 2020, conquistando 46,02% dos votos (Thiago Peçanha teve 51,74%) e conta, nesse ano, com apoio de medalhões, ligados ao seu partido e ao governo do Estado. Em suas redes sociais tem pedido de voto até de Tiririca.

Ninguém assume que tem o apoio do ex-prefeito Peçanha e de seu grupo na campanha. Nos bastidores, aliados de cada um dos candidatos “acusam” os adversários de, se eleitos, levarem a antiga administração para dentro da prefeitura. Porém, há quem já tenha visto pessoas ligadas a Peçanha e ao ex-prefeito Luciano Paiva em alguns palanques durante a campanha.

Itapemirim, que até entre os moradores tem o apelido de “Sucupira Capixaba” – cidade fictícia da novela “O Bem-Amado”, comandada pelo prefeito corrupto Odorico Paraguaçu –, vem de anos de instabilidade política e jurídica.

Desde 2014, pelo menos, a cidade convive com afastamentos de prefeitos, operações policiais, condenações, ameaças, mais afastamentos, brigas e confusões entre parlamentares, cassação de mandatos e novas eleições. Antes de Peçanha, o então prefeito Luciano Paiva também foi afastado e condenado pela Justiça por irregularidades em contratos de shows.

***

Adiado julgamento sobre supostas fraudes em cotas de gênero

Três processos que estavam na pauta da sessão de quarta-feira (01) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre supostas fraudes em cotas de gênero, as chamadas “candidaturas laranjas”, nas eleições proporcionais de 2020 foram adiados.

Um dos processos tem como alvo candidaturas do PDT de Muqui e vereadores que podem perder o mandato. O segundo é sobre candidaturas e mandatos de vereadores do Podemos de Linhares e o terceiro corre em segredo de Justiça – sem informações disponíveis. Os processos devem entrar na pauta do TRE novamente na próxima segunda-feira (06).

***

Muito conversado, nada definido

Não que a vinda da liderança nacional do Psol ao Estado tenha sido em vão, mas nada ainda foi resolvido sobre o impasse de apoios entre Rede e o pré-candidato ao governo Audifax Barcelos e o Psol. “Ainda sem muita definição, mas o diálogo entre os partidos continua para definir a composição das chapas”, disse a vereadora de Vitória e pré-candidata à deputada estadual Camila Valadão (Psol).

O principal ponto que precisa ser definido é sobre o apoio do Psol à pré-candidatura de Audifax. Há resistência entre os militantes do partido em subir no palanque do ex-prefeito da Serra. Sem contar que o Psol disse que não irá abrir mão de indicar o nome ao Senado: o ex-candidato a prefeito Gilbertinho Campos é o quadro do partido. Audifax, porém, conversa com outros atores políticos negociando a mesma vaga e apoios.

***

Do Val, o relator

Conforme noticiado pela coluna De Olho no Poder na terça-feira (31), o senador Marcos do Val foi escolhido para ser relator da LDO de 2023. A formalização do nome do capixaba ocorreu ontem (01) durante reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

À coluna, Do Val disse que vai agir com transparência com relação ao “Orçamento Secreto”, criando um site e divulgando o nome dos parlamentares que serão beneficiados com as emendas.

***

Pensão alimentícia paga por quem matar no trânsito

O senador Fabiano Contarato apresentou projeto que estabelece que o motorista que matar ou causar lesão grave no trânsito estando sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa, pague pensão alimentícia aos órfãos, além de responder em outras instâncias. A pensão seria paga até que os dependentes da vítima completem 21 anos, ou 24 anos se forem estudantes universitários.

***

Homenagem aos educadores

O deputado Bruno Lamas promove hoje (02) sessão solene, na Assembleia, em homenagem aos educadores. Trinta profissionais serão homenageados com a comenda Paulo Freire. Entre os homenageados está Ethel Maciel, uma das epidemiologistas que mais se destacaram durante a pandemia de covid-19.