“Provoca uma grande preocupação”, diz governador sobre ECO101 devolver contrato de concessão

Casagrande / crédito: reprodução de vídeo (Rodrigo Araújo/ Governo ES)

O governador Renato Casagrande (PSB) disse que é “muito ruim” e que provoca uma “grande preocupação” a desistência da ECO101 no contrato de concessão para duplicação e melhorias na BR-101. Num vídeo gravado neste sábado (16), Casagrande disse que vai até o governo federal para tentar diminuir o impacto causado no Estado pela decisão da empresa.

“Recebemos com tristeza a notícia da ECO101 com relação à entrega da concessão da BR-101. (…) É muito ruim para o Estado a gente verificar que pode atrasar ainda mais a duplicação dessa via. Ficamos tristes porque dependemos do investimento em infraestrutura para que o Estado tenha competitividade e possa interagir cada vez mais com outros estados e outros países”, disse o governador.

A ECO101 protocolou na tarde desta sexta-feira (16) junto à ANTT o pedido formal de extinção amigável do contrato, gerido pela empresa há nove anos. Entre outras coisas, a empresa alega decisões do TCU – referentes à redução da tarifa do pedágio –, atrasos de licenciamento, a não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro e dificuldades econômicas para desistir da concessão. O assunto foi noticiado em primeira mão pela coluna “De Olho no Poder”, ontem.

“Nós vamos ao governo federal, que é detentor dessa concessão, já pedimos uma audiência, junto com a bancada federal, com o ministro da Infraestrutura, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, para debater esse tema e ver quais caminhos nós temos. Isso provoca uma grande preocupação de termos ainda mais atrasos com relação à obra e atrasar investimentos importantes para o Espírito Santo”, disse o governador.

Veja o vídeo completo: