Empresário e presidente do PTB, Bruno Lourenço será o vice de Manato

Manato e Bruno na disputa ao governo / crédito: assessoria de imprensa

O empresário Bruno Lourenço, 39, será o vice na chapa do candidato ao governo Carlos Manato (PL). Bruno é do ramo de comércio exterior e preside o PTB no Estado. Ele foi apresentado na tarde desta sexta-feira (05) durante coletiva de imprensa convocada por Manato.

Já era esperado que o PTB ficasse com a vaga de vice, embora Manato tenha aguardado até o último minuto – hoje termina o prazo para as convenções partidárias – para atrair outras siglas e negociar o posto majoritário. Porém, até o momento, a coligação conta apenas com PL e PTB.

Também era cotado que um militar ocupasse a vaga, uma vez que o Projeto Político Militar (PPM) declarou apoio à candidatura de Manato. Segundo Cabo Góes, presidente do PPM, três nomes chegaram a ser apresentados, mas Manato escolheu o presidente petebista. Segundo ele, a decisão foi tomada às 11h desta sexta.

“Quando nós tivemos essa certeza que o projeto da segurança pública já estava dentro do nosso plano de governo, porque eles (PPM) estão construindo, e que a gente precisava agregar, aí foi feita a discussão para trazer outro segmento para agregar valor. Chegamos à conclusão que precisava trazer um empresário”, disse Manato.

Bruno é filiado ao PTB há dois anos, atua com comércio exterior há 15 anos, é casado, tem dois filhos, é de Vitória e tratou de enfatizar que é flamenguista – metade da sala torceu o nariz. “Vi o auge do comércio exterior e a decadência em 2014 quando o atual governador foi capaz de perder o nosso benefício e gerar mais de 200 mil desempregados, direta e indiretamente”, disse Bruno.

O empresário se referiu ao Fundap (Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias), que chegou ao fim após a votação polêmica e suspeita (há delação premiada relatando compra de votos) de um projeto no Senado, em 2012, que mexia na alíquota de ICMS de importação, prejudicando o Estado.

“Tenho certeza que o Espírito Santo pode muito mais”, disse Bruno, que em 2018 já tinha apoiado Manato, Soraya e Tenente Assis na eleição. Bruno nunca disputou nenhum outro cargo eletivo e deve, segundo Manato, ser a ponte entre o governo e o empresariado, caso sejam eleitos.

O evento ocorreu na Aspomires (Associação dos Militares) e contou com representantes e militantes. Foi notada, porém, a ausência da deputada federal Soraya Manato e do candidato ao Senado da coligação, Magno Malta. Segundo Manato, Soraya está em Brasília e Magno também tinha outras agendas marcadas.