Novatos do partido de Marcelo fecham apoio a Vandinho para a presidência da Ales

Com direito à pose para foto, os deputados estaduais eleitos Lucas Scaramussa e Allan Ferreira, ambos do Podemos, bateram o martelo e fecharam apoio ao deputado Vandinho Leite (PSDB) para a disputa à presidência da Assembleia, que acontece no próximo dia 1º.

Lucas e Allan são do mesmo partido que o deputado Marcelo Santos (Podemos), que também disputa a presidência da Assembleia. Procurados pela coluna, os dois confirmaram que vão apoiar Vandinho. Allan explicou o motivo:

“O Vandinho foi em minha residência há tempos me pedindo apoio baseado numa proposta de equidade e transparência, onde todos teriam protagonismo. Já o Marcelo, até hoje não falou comigo sobre a candidatura dele à presidência”, disse Allan.

O novato já tinha assinado a lista do blocão coordenado por Vandinho, juntamente com Lucas. Porém, Allan apoiaria o eleito Tyago Hoffmann (PSB), que era cotado também para a disputa.

No início da semana, Tyago se afastou do blocão de Vandinho e se aproximou de Marcelo, levando Allan junto. Tyago discordava do fato de Vandinho disputar a presidência e também ficar à frente do bloco para dividir os postos e as comissões da Ales.

Mas, com a saída de Tyago do jogo (leia aqui sobre os motivos alegados por Tyago), Allan decidiu apoiar o tucano. “Sempre me reuni com os dois, Vandinho e Tyago. Mas com a renúncia do Tyago, ficarei ao lado de quem me procurou primeiro, colocando-se à disposição para concorrer à presidência da Ales”, disse Allan.

Questionado se houve promessa de divisão dos cargos que cabem à Mesa Diretora – são mais de 300, conforme noticiou a coluna –, Allan disse que não houve essa conversa. “Falamos de projetos individuais e coletivos. Acredito na coesão de uma chapa mostrando união e fortalecimento da Ales”.

Com a decisão dos dois novatos, Vandinho tem agora 19 nomes no grupo que o apoia. Marcelo tem sete. Só ficaram os dois na disputa que começou cotando cinco nomes à presidência – Vandinho, Marcelo, Tyago, João Coser (PT) e Dary Pagung (PSB).

Sob nova direção

O deputado e líder do governo na Assembleia, Dary Pagung, que ontem também desistiu de concorrer à presidência da Assembleia – conforme noticiou a coluna De Olho no Poder –, disse que praticamente todos os deputados eleitos devem assinar a nova lista do blocão dos deputados.

“Acredito que até amanhã (hoje, 20), teremos 29 deputados no bloco. Faltando só o Serginho Meneguelli assinar”, disse Dary, lembrando que Meneguelli está internado, se recuperando de uma cirurgia de diverticulite. Questionado se Marcelo Santos, que estava fora do bloco, também assinaria, o líder do governo disse que sim e que seria ainda hoje.

Dary desistiu de disputar a presidência do Legislativo após pedido do governo. Ele vai coordenar a composição dos cargos da Mesa Diretora – a ideia é ter uma chapa de consenso – e também a formação das comissões temáticas.

Coser também desistiu de concorrer à presidência. Havia muita resistência, principalmente dos eleitos de partidos da direita, a apoiar um nome do PT na disputa. O veto não era a Coser, mas ao partido. Ele porém, estaria ainda no páreo para concorrer a outros postos da Mesa Diretora.

 

LEIA TAMBÉM:

De cargos à eleição de 2024: o que está em jogo na disputa pelo comando da Assembleia